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  4. Boa tarde pessoal, estava dando uma estudada sobre Manual de Tom e Voz e achei esse material e decidi compartilhar. Irei deixar o link original dele ao final do tópico, espero que consigam aproveitar e tirar o máximo de conhecimento que conseguirem. Apesar de simples o conteúdo, é de extrema importância saber como se posicionar no mercado e ter um uniformidade nas palavras, para fortalecer a identidade da marca. Segue o texto: Como e porque definir o tom de VOZ da sua marca! Sua marca tem uma voz própria? Encontrar um tom que seja coerente com os valores e com o propósito da empresa ajuda a criar conexões profundas com a audiência e faz parte do branding. Em resumo, o tom de voz é a alma da sua comunicação. Deve estar representado em todos os pontos de contato com o cliente, desde as redes sociais até o atendimento. Além disso, precisa estar conectado aos princípios e à personalidade da marca. A forma como você fala com seu cliente determina a forma como ele se relaciona e se identifica com o negócio. A voz da sua marca pode ser autoritária, informativa, divertida e até mesmo piadista. Seja qual for o tom, é preciso ser autêntico. Sua audiência sabe quando algo parece falso. Por isso, é importante ser sempre genuíno. Neste artigo, entenda o que é tom de voz e como você pode definir o seu e utilizá-lo. O QUE É TOM DE VOZ DA MARCA O tom de voz da marca é uma definição de uniformidade nas palavras, atitudes e valores de uma marca nos pontos de contato com o cliente. É pela voz que a marca expressa sua personalidade e seus valores. É como a empresa comunica seus valores, sua identidade e seu posicionamento no mercado. Todas as estratégias de comunicação e marketing dependem disso, e é por meio dessa voz que todas as ações se mantêm uniformes e coesas. Ou seja, existe o mesmo tom de voz no site, nas redes sociais, em e-mails, embalagens, anúncios, etc. Veja alguns exemplos: Coca-Cola: a voz é relacionada a felicidade, alegria e boas experiências. Disney: tem um vocabulário próprio, ligado a realização de sonhos, encantamento, diversão e brincadeira. Nike: toda a comunicação da marca tem seu slogan (“Just Do It”) e tem um tom motivador e inspirador. Como a empresa é feita de pessoas, elas precisam estar alinhadas a esse tom de voz. Mas como fazer isso? COMO CRIAR O TOM DE VOZ DA MARCA Construir uma boa linha de tom de voz pode levar tempo, por isso, é importante começar a defini-la assim que possível. Dessa forma, é mais fácil integrá-la à cultura organizacional a fim de que as pessoas a utilizem na hora de se comunicarem com clientes. Confira alguns passos: CONSTRUA PERSONAS A primeira coisa a fazer é entender com quem estamos falando, o que pode ser feito por meio das técnicas de criação de personas. Saiba mais sobre isso aqui. RELACIONE A PERSONA À MARCA Esta seleção de perguntas pode ajudar nessa fase: O que as pessoas devem sentir ao se relacionarem com a marca? O que devem pensar da sua empresa? Como descrever a marca? Quais marcas são uma inspiração para a sua? De quais marcas não queremos nos aproximar? Com essas respostas, você estará mais perto da definição de tom de voz. Para atender às necessidades de comunicação da marca, você deve ser mais autoritário? Compreensivo? Engraçado? CRIE UM GRUPO DE TESTES Depois de definir o tom de voz, passe a testá-lo. Crie algumas frases e peças-chave que reflitam diretamente a voz definida. Junte pessoas que sejam uma representação do seu público-alvo e pergunte a elas quais foram as sensações despertadas com aquelas frases e imagens. Aquilo tem a ver com o que elas imaginam que sua empresa seja? Utilize as impressões desse grupo para aprimorar ainda mais o tom de voz. Você está interessado em despertar aquelas emoções? Se não, como poderia alterar a mensagem de marca? MONTE UM MANUAL Para que a notícia chegue a todas as pessoas e elas utilizem o tom de voz no seu dia a dia, crie um manual. Coloque nele tudo que possa refletir a personalidade da empresa. Palavras, frases, imagens – tudo vale para criar o conceito. Garanta que todos os pontos de contato sejam consistentes e coerentes com essa voz. Além disso, crie um plano de implementação. Esteja aberto para tirar dúvidas caso elas surjam. DICAS PARA O SEU TOM DE VOZ Quer mais dicas para definir seu tom de voz? Confira algumas boas ideias: É para você, mas o público deve gostar: temos tendência a ir a favor de nosso próprio gosto ao definir questões relacionadas à marca. Evite isso. É preciso que as pessoas se identifiquem e, para isso, as mensagens devem ter tudo a ver com elas. Não aja como um robô: além de ser autêntico e genuíno, seu tom de voz deve ser humano. É como se a marca tivesse se transformado em uma pessoa e, por isso, a comunicação deve ser natural. Leve em conta os objetivos da empresa: é preciso, ainda, que o tom de voz tenha um papel no alcance dos objetivos da empresa. Você deseja, por exemplo, ter mais expressividade entre pessoas jovens? Então, fale em uma língua que elas entendam. Como você viu, criar um tom de voz autêntico pode ser um trabalho minucioso, mas que vale a pena. Outro ponto que você pode estruturar é o propósito do negócio. Créditos ao Inovação Sebrae Minas
  5. Boa tarde @Gustavo Toscani, como vão as coisas? Por aqui tudo bem, correria de sempre! Ficamos feliz em te ver aqui, estamos acompanhando a sua jornada desde o começo do nosso site mesmo e isso realmente nos satisfaz, ver que está confiando na nossa comunidade para auxiliá-lo! Quanto ao CartX, ouvi falar que ele seria desativado porém ainda não é certo. Vamos aguardar! Hoje em dia utilizo shopify, concordo que as vezes deixar tudo na mão de terceiros é ruim, porém tem que ver qual seria mais vantajoso. Tenho diversos amigos e companheiros que utilizam Wordpress, mas eles me relatam que a plataforma, apesar de muito funcional, é bem mais complexa de mexer. Quanto à indicação que você pediu, posso verificar com alguns conhecidos para ver se eles fazem ou recomendam alguém e lhe digo beleza? Se der me especifique o que exatamente você iria querer! Um grande abraço Gustavo, tenha uma boa semana!
  6. Gustavo Toscani

    Indicação

    Bom dia pessoal, tudo bem? Bom participo do Aprenda desde o início da minha loja. Alguns amigos já me ajudaram com dicas e, de 30 dias para cá a minha loja finalmente começou a vender. Já é sustentável, saudável! Bom, como tudo não são flores o app que uso nela - Cartx - vai ser desativado pelo shopify no final deste mês. A sensação de estar sempre na mão de 3os é muito ruim. Então recorro ao grupo (que confio) para pedir indicações de quem possa transformar a minha loja (shopify) em um e-commerce independente (vi que muita gente usa wordpress). Alguém pode me indicar? Muito obrigado!!!!!!!!
  7. Anteriormente
  8. gostei muito da loja, achei falta de avaliaçoes nos produtos, se colocando no lugar do cliente não compraria apenas por esse motivo. me tira uma duvida, voce ta usando shopify? e qual o tema?
  9. Conteúdo foda demais, mais uma aplicação fera do Sexy Canvas, parabéns! Pra quem não viu ainda, dá uma navegada no site que tem um conteúdo mostrando a teoria do Sexy Canvas e tem mais um estudo de caso também!
  10. Voltamos para mais um episódio da série: Sexy Canvas na prática! Se você está caindo de paraquedas nesse artigo acessa esse link aqui e entenda melhor do que estamos falando e depois volta aqui, combinado? Hoje analisaremos outra marca que aplica muito bem essa estratégia, se é intencional ou não eu não sei, mas vou te falar que é super produzido em!!! A cada dia que passa o número de pessoas empreendendo aumenta e consequentemente acaba surgindo mais concorrência no mercado. Aí a pergunta é: como podemos nos diferenciar dos demais? Através do posicionamento de marca! Como você pode ver, o sexy Canvas funciona como uma cereja do bolo, antes de aplicar essa estratégia é importante fortalecer as bases de seu negócio. Mesmo que seu negócio seja iniciante e seja uma loja no instagram! A marca Luiz Rocca agrega muita Elegância e Praticidade para o Brasileiro que tem bom gosto, a marca vende tempo, isso mesmo, tempo! Sabendo que esse é o ativo mais valioso de empresários, eles facilitam todo o processo de compra através de relacionamento com o público, quando isso acontece obtemos dados e informações relevantes sobre o que gostam e o que não gostam, assim fica mais fácil entregar o produto ideal para o cliente, sem que tenham que perder tempo escolhendo (muitas vezes não sabemos o que queremos, se alguém nos entrega algo que nem conseguimos imaginar e ainda por cima é ideal para nossa expectativa, cria-se a fidelização) Ele ainda entrega pessoalmente os produtos para os cliente em sua região, os produtos vem super embalados, agregados com um aroma único e um pano decorativo quando se abre a caixa do tênis, este detalhe torna a experiência bem diferenciada e exclusiva! E a aplicação do Sexy Canvas se encaixa em sua vitrine: O instagram! Perceba como o produto é inserido em situações cotidianas, com fotos/vídeos super produzidos e muito alto astral. Essa marca bem brasileira que gosta de destacar alegria, praia e amizade faz associação com pessoas que tem uma vida de dar inveja a qualquer um. A verdade é que, a realidade não é bem assim, mas nós brasileiros ralamos o ano inteiro para poder fazer aquela viagem com os amigos, trabalhamos para comprar nosso "luxos" e até mesmo nos tornamos mais vaidosos para ser aprovado. Então quando é possível vivenciar isso (mesmo que virtualmente), nos conectamos com a mensagem que está sendo compartilhada... O resto da história já sabemos, quando nos conectamos com a marca ou produto a venda é muito mais fácil de acontecer por se tornar algo familiar, por ser algo agradável! Esse conjunto de fatores desperta emoções em nós seres humanos que fazem conexão direta com experiências em nossas vidas (sejam elas positivas ou negativas). Se liga em como esse simples vídeo traz a tona um mix de emoções agradáveis... E neste aqui que facilmente nos teletransporta para um mundo sem barreiras, aonde somos protagonistas de uma vida incrível e dono da P*** toda! "Não é sobre o produto que você vende, é sobre as histórias que você conta - Seth Godin" Despertar esse sentimento de prazer como os vídeos mostram, nos faz voltar ao passado, faz reviver a criança interior que está calada neste mundo barulhento! Sexy Canvas do exemplo acima: Inveja- De maneira bem discreta e não ofensiva, qualquer homem que trabalha muito para sustentar sua casa e tem poucos períodos de férias em sua vida, tem forte desejo em ter uma vida calma e cheia de dinheiro para visitar esses lindos lugares. Preguiça- Praia, pontos turísticos e roda de amigos são prazeres sem esforço, consumo fácil e marcante. Quem é que não gosta de sentir isso nas férias ou no Happy Hour não é mesmo? Vaidade- Nós seres humanos temos necessidade em sermos aceitos pela sociedade, isso está enraizado de maneira intrínseca em nossa biologia. Como julgadores, sempre associamos: o bonito como poderoso e o feio como inferior, associamos o alto como poderoso e o baixo como fraco, é interessante termos conhecimento para que isso não nos prejudique. Mas sim, isso é real e comprovado! "Enquanto você não vende, você engaja" Os mercado está crescendo todos os dias e carregando junto a concorrência, por isso seu posicionamento alinhado ao Sexy Canvas pode te destacar de maneira surpreendente! Mas lembre-se, é preciso saber usar com sabedoria e acima de tudo, construir uma base para sua marca afim de criar confiança e bom relacionamento com seus clientes! Mais do que nunca, estamos vivendo uma era cheia de possibilidades e facilidades para expor seu sonho no mundo. Estamos juntos aqui para realizar sonhos e deixar nossa marca no mundo, aplique os ensinamentos e tenha boas vendas! Comenta aí em baixo algo que você acredite fazer sentido em relação ao Sexy Canvas 👇🏼
  11. Realidade nossa quando vai dormir! Fale ai se não é verdade! Créditos na imagem!
  12. Então pessoal, resolvi trazer hoje para vocês aqui uma análise do texto que vendeu mais de 2 BILHÕES DE DÓLARES do Wall Street Journal. Isso mesmo que você leu, ele vendeu tudo isso em inscrições para a assinatura do jornal! Sabendo disso, creio que todos concordam que podemos tirar muitos estudos desse conteúdo, e utilizar isso ao máximo nas copys que vocês forem fazer futuramente! Recomendo todos lerem a versão em inglês pois conseguimos absorver tudo na íntegra, mas caso você não domine muito bem, pode ler em português mesmo! Faça o download abaixo do texto, tanto em inglês quanto em português! Download do texto em inglês: Wall Street Journal 2 Billion.pdf Download do texto em português: Wall Street Journal Traduzido.pdf Análise do texto Se prestarmos atenção, logo no primeiro parágrafo já percebemos qual é o objetivo principal do texto: aproximar ao máximo os dois personagens, para depois mostrar que apesar de tantas semelhanças na trajetória de ambos, o resultado foi bem diferente. Isso nos instiga a parar e pensar que durante o caminho, algum dos dois tomou alguma atitude diferente que proporcionou tal diferença. Olhe abaixo: Isso é para termos uma noção do tanto que eles eram parecidos. Mas, apesar disso tudo, o resultado final foi extremamente diferente para ambos: O Wall Street Journal não apresenta a resposta para a diferença, apesar quebra completamente a expectativa e, a partir disso, o próprio leitor fica com a curiosidade de saber o porquê. O objetivo inicial da copy já está validado, que é prender a atenção do seu lead no primeiro momento! O que fez a diferença Nessa parte, o WSJ já inicia quebrando as objeções dos leitores. Basicamente, ele pega o que as pessoas tem como senso comum, que o sucesso e a inteligência depende apenas da dedicação, ou que algumas pessoas nascem com ela já. Todo o pensamento é moldado pelo autor do texto, que faz perguntas para que você responda sempre o que ele deseja, que no caso, a resposta é "sim!". Repare que o autor sempre fala em primeira pessoa, isso aproxima-o do leitor e causa mais afinidade/empatia. Note também que ele consegue apresentar o propósito do jornal, solucionando a dor e levando-o a pensar na possibilidade de mudar de vida, de conseguir escalar o seu negócio a partir do conhecimento que será adquirido lendo o jornal! Uma publicação como nenhuma outra Nesse novo tópico, é percebido que o autor aumenta o valor percebido do jornal, mostrando suas qualidades e benefícios. Ele mostra o que tem de diferente do WSJ para os demais. Fica claro que o jornal é essencial para qualquer tipo de pessoa, tanto para as que já são do ramo, quanto para as aspirantes que desejam mudar de vida. Em praticamente toda essa parte, o escritor realça a exclusividade do jornal, que ele é único e que busca sempre dar o melhor ao assinante. Conhecimento é poder Mais uma vez, o autor utiliza esse secção para aumentar ao máximo o valor percebido do jornal. Ele sempre destaca que é o jornal mais lido, com os melhores conteúdos, sempre entregando tudo que o assinante precisa, da melhor forma possível. A partir desse destaque, ele aborda também o que o jornal oferece, quais são as divisões e o porque ele foi feito especialmente para você! Ao terminar de ler essa parte, o leitor sente que está deixando uma oportunidade da lado, que ao não ser um assinante, as outras pessoas estariam em vantagem sobre ele, que realmente o conteúdo oferecido é premium e que compensa a assinatura, independentemente do preço. E esse trecho termina da seguinte forma, sempre evidenciando o sentimento que ele é feito para você e que eles se esforçam ao máximo para lhe agradar: Uma assinatura econômica Agora chegamos numa parte essencial da copy, que é a oferta. Até o momento, o autor estava apenas dizendo os benefício, o quanto o jornal é positivo e que traz um resultado imensurável aos assinantes, mas em nenhum momento foi dito o preço disso. Nessa parte, o escritor já começa dizendo o preço e dando os planos disponíveis para ter a assinatura do jornal. Logo em seguida, há a apresentação de uma garantia, que serve para aumentar ainda mais a possibilidade de compra da pessoa, pois se ela não gostar, ela terá o seu dinheiro ressarcido, como vemos: Lembre-se que para uma copy ser bem feita, ela deve convencer o lead a tomar uma atitude na hora, não deixar para depois. Isso acontece pois as pessoas compram na emoção, logo, se deixamos a possibilidade dela comprar depois, ela irá deixar o racional sobressair à emoção, e possivelmente não efetuará a compra. Assim, o autor ensina o leitor a comprar, mostra o quando e o que deve ser feito. E para finalizar essa parte, ele retorna à história contada inicialmente, dos dois jovens que tinham uma vida muito parecida e apresenta a resposta sobre a pergunta feita: " Você já se perguntou, como eu já me perguntei, o que faz esse tipo de diferença na vida das pessoas? ". E a reposta fica subentendida! Se entende-se que a diferença foi conhecimento, onde ele está? E a resposta em sua mente será: no The Wall Street Journal! Fechamento Para finalizar o texto e para dar ainda mais um ar de confiabilidade e ao jornal, ele faz a promessa de que os conteúdos que serão lidos no jornal serão, certamente, interessantes e úteis. Portanto, não há motivo para não comprar a assinatura! Todas as objeções foram quebradas, os benefícios foram apresentados, houve uma storytelling, a oferta e a garantia foram anunciadas! Espero que tenham gostado desse conteúdo! Fiquem à vontade para postar o que acharam, críticas e comentários são super bem-vindos!
  13. Fala @Gustavo Toscani! Realmente o CartX tem alguns problemas, atualmente eu utilizo o próprio checkout do Shopify, ele não está me dando nenhum problema. Mas vamos esperar para ver a resposta do @r_jobs, ele tem um conhecimento bem avançado quanto a isso!
  14. Pelo que vi todos os checkouts pararam de funcionar, tinha uma loja com o appfy, parou de funfar tinha outra com o Xekout.me também parou, parece que o shopify ficou pistola e bloqueou geral
  15. Boa tarde amigos; Uso o CartX em minha loja e tive um número enorme de desistência de compras devido à CartX estar com problemas na cobrança através so cartão de crédito, aprnas boleto vai. Como não vou recuperar 100% desta grana acho melhor partir pra outra. Então peço indicações de app para substituir o CartX. Podem me ajudar? Estou com campanhas paradas....
  16. Introdução Fala rapaziadinha da AprendaDrop, beleza? Resolvi escrever esse conteúdo falando um pouco mais sobre o Lançamento Meteórico porque nas últimas semanas eu apliquei o método no lançamento de um dos meus clientes e o resultado foi absurdo (múltiplos 6 dígitos). Vou compartilhar com vocês nesse tópico algumas informações sobre a história da criação do método, conceito por trás da estratégia e como você pode aplicar o método para alavancar suas vendas. O que é o Lançamento Meteórico O Lançamento Meteórico é uma estratégia na qual você realiza as vendas diretamente pelo Whatsapp. O Meteórico nasceu em novembro de 2016 como uma estratégia para a Black Friday do mesmo ano e a partir disso se tornou esse método que tem gerado taxas de conversão entre 10% e 40% nas vendas de produtos digitais. O criador e responsável pelo sucesso do método foi o administrador de empresas, palestrante e especialista em Marketing Digital Talles Quinderé. Sócio fundador da agência WCOMUNIC há 15 anos. De forma resumida, o método funciona como um fluxo estruturado que dura em média cinco dias. Primeiro, você convida seus leads para participar de um grupo no Whatsapp. Depois, esse grupo é submetido a uma sequência lógica e exata de estímulos mentais, que se utiliza de textos, vídeos e até abordagens pessoais. A conclusão desse fluxo é oferecer uma janela de oportunidade de compra muito pequena, que resulta na ação das pessoas em agirem rapidamente. O real poder de um Lançamento Meteórico O grande segredo por trás do Meteórico está no fato dele fazer o empilhamento de três gatilhos mentais muito poderosos que são: antecipação, pertencimento e escassez. Esses gatilhos são combinados entre si de forma estratégica num grupo controlado dentro do WhatsApp. A “corrida até o tesouro” que estimula empresários de começar a fazer o Lançamento Meteórico se dá porque ele pode gerar picos de venda muito altos, em apenas 1 dia, proporcionando também um ROI muito vantajoso. Alguns do grandes players do mercado que aplicam a estratégia do Meteórico são Conrado Adolpho, Arthur Shinyashiki, Giordano Nârada e entre outros. Usando o Whatsapp Não é um segredo que as taxas de abertura de e-mail vêm caindo vertiginosamente a cada ano que passa. Na contramão a isso o WhatsApp vem ganhando muita força para comunicações rápidas e se consolidando como um dos meios de comunicação mais usado pelos brasileiros. Diferente por exemplo de um Lançamento Semente, que usa páginas de captura e vários CPLs, O Lançamento Meteórico utiliza o WhatsApp para manter o engajamento e aquecimento dos leads em um ou mais grupos exclusivos que duram, no máximo, uma semana e depois são excluídos definitivamente. Há casos de lançamentos que chegam a uma centena de grupos e demandam alguma estrutura com equipe treinada para administrar tantos grupos e manter a qualidade das interações. O que são gatilhos mentais? Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Saber estimular esses gatilhos é uma poderosa arma de persuasão. Empilhamento de Gatilhos Mentais no Meteórico Gatilho da Antecipação É a primeira fase do Meteórico. Começa com a produção dos anúncios e a comunicação para sua base de leads informando que haverá uma chance ÚNICA de participar de uma grande promoção. Obs: Note que aqui, na verdade, há 2 gatilhos mentais utilizados: Antecipação – informando que em breve haverá uma grande promoção e; É a primeira fase do Meteórico. Começa com a produção dos anúncios e a comunicação para sua base de leads informando que haverá uma chance ÚNICA de participar de uma grande promoção. Obs: Note que aqui, na verdade, há 2 gatilhos mentais utilizados: Escassez – deixando claro que é uma oportunidade única e que não haverá outra chance de obter a grande promoção que, por sinal, ainda não é revelada na comunicação do anúncio. Gatilho mental do Pertencimento O anúncio possui um link que direciona o Lead para uma Landing Page com um botão que leva ele a um grupo no WhatsApp. As regras dos grupos são muito bem definidas e já deixam claro qual é a finalidade dele. Você pode, por exemplo, deixar os comentários do grupo fechados e só liberar em horários determinados para os participantes interagirem entre si, fazerem perguntas sobre a oferta e depois disso você fecha os comentários novamente. Isto gera um engajamento muito bom e um sentimento de pertencimento a um grupo, a uma comunidade. Isso permite que os participantes se conectem ainda mais com você e o seu produto. Logo ao chegar no grupo, o lead deve receber um vídeo ou áudio informando as regras do grupo e que dali a três dias haverá uma grande promoção exclusiva para aquele grupo. O preço da oferta ainda não é dito, mas é informado que será uma oportunidade com um valor muito abaixo do preço normal e/ou que terá um bônus extra muito vantajoso para quem adquirir o produto através do link que será postado no grupo. Se você percebeu, aqui é explorado mais uma vez o gatilho mental da antecipação, criando expectativa e deixando um looping em aberto na mente do lead aguardando para descobrir que grande oferta é essa. Gatilho mental da Escassez Durante os dias que antecedem a abertura do carrinho, são feitas várias postagens no grupo fomentando a antecipação e a escassez da oferta, até que na véspera da abertura do carrinho é revelado o grande desconto e/ou bônus que será oferecido com exclusividade para aquela comunidade. É necessário deixar bem claro que a grande oferta estará disponível apenas naquele dia e que após este período o lead perderá a oportunidade de comprar o produto pelo valor com desconto. A possibilidade de perder a oferta e ter que comprar o produto por um valor muito maior causa um efeito avassalador nas pessoas, aumentando ainda mais o desejo de adquirir o produto. Equipe de apoio do Lançamento Meteórico Você pode aplicar e gerenciar o Lançamento Meteórico sozinho. Sim, é possível! Mas aconselho que você forme uma equipe para te ajudar durante o tempo em que o carrinho estiver aberto e também para ficar monitorando os grupos junto com você para identificar e excluir SPAMS. A equipe será necessária também para ajudar a fazer contato com os leads mais aquecidos do grupo e tentar converter os boletos que ainda ficarem em aberto. Espiões do Meteórico Uma tática que alguns infoprodutores têm usado com muito sucesso é plantar espiões dentro dos grupos para se passarem por clientes desejando comprar o produto, criando com isso uma espécie de “efeito manada” para os leads mais indecisos se decidirem pela compra do produto por causa desta influência. Essa tática também pode ser usada para os espiões fazerem perguntas estratégicas que levem os leads verdadeiros a considerarem realmente a compra. Um exemplo disso é um espiões perguntar “este produto serve para qualquer pessoa mesmo?” ou “em quantas vezes pode parcelar no cartão de crédito?” e alguém da equipe responder “sim, serve! Inclusive é recomendado para quem se encontra nessa e naquela situação… e ele pode ser parcelado em até 10 vezes sem juros”. Extra Acompanhe a palestra de Talles Quinderé criador do Lançamento Meteórico no Fire 18. Conclusão O Lançamento Meteórico, se aplicado da forma correta, funciona. Já testei com alguns clientes e tem dado um ROI incrível. No entanto, antes de tentar aplicar e correr o risco de fazer algo muito amador, é muito importante conhecer bem o método. Existe um modelo a ser seguido e que ajuda muito na hora de planejar e organizar o Lançamento Meteórico. Meu conselho para você é que se for fazer realmente o Lançamento Meteórico, que seja feito 2 ou 3 vezes no máximo ao ano para a mesma base de leads. Para gerar escassez com força, é preciso deixar claro que aquela janela de oportunidade não irá se repetir tão breve e que o lead pode realmente perder a oportunidade de compra com desconto se não agir logo. Não esquece de comentar aqui em baixo o que você achou desse conteúdo e se ele te ajudou de alguma forma. Bora fazer da Aprenda Drop o maior fórum sobre Dropshipping do mundo! Citações e Referências 1 - Talles Quinderé 2 - Rockcontent 3 - Conrado Adolpho Atenciosamente, Equipe AprendaDrop Créditos Robson Job
  17. Boaa, isso ai! Não sou de Porto Alegre mas parabéns pela iniciativa! Vamos usar nossa comunidade para isso! Vamos esperar a galera falar aqui!
  18. Galera de Porto Alegre interessada em networking, alguém pilha em fazer uma reunião, conversa, bater um papo, pra nós conhecermos melhor, até mesmo fechar umas parcerias?
  19. Aumente suas vendas utilizando uma das maiores redes sociais do mundo! O Instagram é essencial para muitas empresas/empreendedores. Afinal, é inegável o quão potente é a rede social, que se firmou como uma das principais do mundo. Mas você deve estar pensando: como meu negócio pode se destacar em meio a 100 milhões de fotos postadas por dia e mais de 400 milhões de Stories feitos diariamente? Para essa questão, tenho uma ótima notícia! Preparei esse guia para você aprender definitivamente como vender mais no Instagram, aproveitando da melhor maneira possível as funcionalidades da rede social. Além disso, separei as melhores ferramentas para você gerenciar e criar conteúdos que se destaquem no feed de seus seguidores! Principais funcionalidades para turbinar suas vendas Vamos começar explorando as funcionalidades do Instagram para turbinar suas vendas. Desde seu surgimento, o Instagram vem trabalhando para entregar funcionalidades cada vez mais interessantes. Não só para os usuários, mas também para as empresas e empreendedores, que encontram no canal uma ótima forma de aumentar suas vendas. Abaixo, selecionei as melhores funcionalidades do Instagram para você explorar no dia a dia, expondo seus produtos e construindo autoridade perante o público. Carrossel O carrossel é um recurso do Instagram que permite colocar até dez fotos no mesmo post. Para olhar as fotos, basta rolar a tela pela lateral. É uma ótima maneira de deixar anúncios no feed mais atrativos, já que você pode mostrar produtos similares ou até um mesmo produto sob outras perspectivas. Para fazer um post em carrossel, basta selecionar a essa opção e escolher as fotos que deseja ter na publicação, organizando-as da forma que preferir. Além disso, também há a possibilidade de postar vídeos em carrossel. Stories (e suas mil e uma funções) Nos últimos anos, o Stories ganhou uma atenção especial do Instagram, tendo diversas funcionalidades próprias. Se antes era somente um recurso para compartilhar vídeos e fotos por 24 horas, hoje é possível fazer enquetes e até colocar músicas! E caso você tenha pelo menos 10 mil seguidores, é liberado para você a opção de adicionar links as suas fotos e vídeos no Stories. Essa função direciona o usuário para uma página escolhida, que pode ser uma landing page ou seu site, por exemplo. Outro recurso interessante do Stories são os stickers, onde você poderá fazer as enquetes, perguntas, testes, contagem regressiva, colocar atalho para bate-papo e outros recursos. Ou seja, o céu é o limite quando se trata de explorar os Stories! Link na bio Uma das melhores funcionalidades do Instagram para gerar vendas através de tráfego orgânico, é a inclusão de links personalizados na bio do perfil. O link também pode direcionar para uma landing page de sua escolha, ou para outras opções como: Blog ou site; WhatsApp; Fanpage do Facebook; Vídeo no YouTube. Link para download de algum material. Como podemos ver, é um espaço rico em oportunidades para aumentar seu número de acessos, leads, fãs no Facebook e clientes. Aba Explorar A aba Explorar é um recurso do Instagram onde o usuário conhece novos conteúdos de acordo com seus interesses. Aparecer em Explorar é uma ótima oportunidade de chamar atenção de outros usuários que ainda não te conhecem ou não te seguem. O algoritmo do Instagram Explorer leva em consideração as contas que os usuários seguem, assim como as postagem que eles gostam e comentam. E o melhor: não custa um centavo! Então, se você vende comidas fitness, por exemplo, aposte em hashtags para entrar na aba. Além disso, fique de olho em outras métricas oferecidas pelo próprio Instagram, como quem é sua audiência e o melhor momento para postar. Além de claro, criar fotos e vídeos visualmente atraentes. Instagram Shopping Outra funcionalidade do Instagram é o Shopping. A ferramenta tem como objetivo principal facilitar compras feitas através da rede social, com link direto para onde o produto está sendo vendido. Mas, existem algumas regras para utilizar o Instagram Shopping, que são: A conta no Instagram deve ser comercial; O perfil deve estar conectado a um catálogo do Facebook; A plataforma não processa compras, somente direciona para o site. Então, é preciso ter um e-commerce; Somente podem ser vendidos produtos físicos que estejam dentro das normas comerciais do Instagram. Apesar das regras, vale a pena apostar no Shopping, pois é uma ferramenta que veio para agilizar vendas, já que o produto pode ser exposto de diversas formas, encurtando o caminho na jornada de compra. Além disso, o Instagram Shopping possui um grande destaque no Instagram Explore! IGTV O IGTV é um aplicativo dentro do Instagram, que permite aos usuários hospedar e compartilhar vídeos de até uma hora de duração. Por ser um recurso novo, ganha bastante destaque dentro da plataforma, como em ícones dentro do perfil e destaque especial na aba Explorar. Os vídeos no IGTV têm uma diferença: são no formato vertical, não em paisagem como é comum em outras plataformas, como no YouTube. Mas, o IGTV continua sendo um ótimo recurso para atrair novos seguidores e expor seus produtos de diversas formas. 10 dicas para você vender mais no Instagram Agora que você já conhece os recursos que o Instagram oferece, é hora de utilizá-los e aproveitar todo seu potencial. Não existe fórmula mágica quando se trata de vender no Instagram, é preciso um conjunto de estratégias que irão ajudar a vender mais. Com funcionalidades, como o Instagram Shopping, vender se tornou mais fácil. Porém, como nem todos os produtos podem ser vendidos lá, é preciso expandir e pensar em estratégias de vendas para outros negócios, como os digitais. Então, sem mais enrolação, bora para as melhores dicas sobre como vender mais no Instagram e aproveitar o máximo o seu potencial! 1. Mude seu perfil para comercial O primeiro passo para vender no instagram é mudar seu perfil para comercial. Se você já tem, ótimo! Se não, é hora de mudar. Perfis comerciais possuem diversas vantagens, como acesso aos Insights, que dão maior noção sobre o comportamento do público e os melhores momentos para postar, por exemplo. Para mudar seu perfil para comercial, é só ir em Configurações e habilitar a opção Alternar para o perfil comercial. Lembrando que é preciso ter uma página igualmente comercial no Facebook para habilitar. Se você não tem, não se preocupe que isso poderá ser feito na mesma hora. Feito isso, é hora de explorar as funções extras para negócios no seu perfil, atraindo mais seguidores e futuros clientes! 2. Vídeos, vídeos e mais vídeos! Não tem jeito: para chamar atenção dos usuários e conquistar potenciais clientes, é preciso investir em vídeos no Instagram, principalmente no feed. Ainda mais agora que a rede social aposta em mais recursos voltado para esse tipo de conteúdo. E esse investimento não é à toa! Quem trabalha ativamente no Instagram já percebeu que vídeos geram mais engajamento, e isso pode ser confirmado por uma pesquisa feita pela HubSpot em parceria com a Mention. Após analisar mais de 48 milhões de posts de cerca de 306 mil usuários, foi constatado que vídeos geram duas vezes mais engajamento do que outros formatos. E engajamento é uma métrica muito importante. Como já reforcei por aqui, o Instagram possui diversas opções para quem deseja trabalhar com vídeos (IGTV, Feed e Stories). No feed, são aceitos vídeos de até um minuto, o que é tempo suficiente para entregar conteúdo de qualidade para seu público e atrair uma nova audiência. 3. A melhor hora para postar A pior coisa a ser feita no Instagram para quem deseja utilizá-lo para vender, é postar coisas em horários completamente aleatórios. Afinal, você estará competindo com diversos outros perfis, então seu post pode simplesmente passar despercebido para seus seguidores. Para evitar isso, é importante ficar de olho nos melhores horários para postar. Segundo a Sprout Social, o ideal é às quartas-feiras, às 15 horas. Quinta-feira (o melhor dia), às 5, 11 e entre 15 e 16 horas, e sexta, às 5 horas. A mesma pesquisa revela que domingo é o dia com pior engajamento no Instagram. Mas isso não é uma regra. O próprio Instagram oferece insights sobre os melhores horários, assim como a faixa etária do seu público, localização e os dias em que eles ficam mais ativos. Por isso, confira no seu perfil, na aba Informações e depois Seguidores, quais dias e os horários em que os usuários estão mais ativos, definindo assim os melhores momentos para postar. 4. Explore o máximo dos Stories Como já abordado acima, o Stories possui diversas funcionalidades que podem ser exploradas para gerar mais vendas. De forma alguma pode ser ignorado e negligenciado, ou você perderá uma mina de ouro nas mãos. Contas comerciais com mais de 10 mil seguidores podem adicionar um link em seus stories (o famoso arraste para cima). Mas quem ainda não possui essa quantidade de seguidores, pode utilizar o recurso de outras formas para gerar mais vendas. Além das lives, você pode explorar stickers, vídeos explicativos, demonstrações de produtos e muito mais! 5. Transmissões ao vivo Outra maneira de explorar os vídeos no Instagram é fazendo lives. É uma maneira eficiente de aumentar seu alcance e engajamento, oferecendo algo de valor para seus seguidores. Além disso, lives aparecem em primeiro no Stories e os seguidores recebem uma notificação quando você entra ao vivo. Uma oportunidade e tanto para chamar atenção deles, não é mesmo? Mas, lembre-se: o foco é atrair mais vendas. Então, é preciso se preparar para entrar ao vivo e a cores. Planeje a pauta, o cenário e garanta que o conteúdo seja educativo e não publicitário. Seu público irá perceber! 6. Faça anúncios atrativos de verdade Assim como entrega novas funcionalidades, o Instagram também realiza mudanças contínuas em seu algoritmo. Por isso, é importante entender os anúncios, que são uma forma de atingir um público novo, seja no feed ou no Stories. São oferecidas várias opções para segmentação, escolhendo as que melhor atendem aos seus objetivos e também para divulgar produtos ou serviços novos. Para aprender a criar campanhas no Instagram você pode assis o vídeo abaixo: Para o anúncio chamar atenção, a foto ou vídeo deve ser realmente atrativo e objetivo. Sem isso, será só mais um post em meio a milhares. 7. Aposte em parcerias com influenciadores Os influenciadores digitais são pessoas que conseguiram destaque abordando assuntos de interesse de um nicho específico, que pode ser o mesmo que do seu negócio. Geralmente, influenciadores possuem alto engajamento com seus seguidores. Este poder pode ser aproveitado por seu negócio, através de parcerias com influenciadores que tem uma base de seguidores parecida com a sua. 8. Aproveite a força do IGTV Não custa reforçar: o IGTV é uma aposta certeira para quem deseja divulgar seu negócio. Com o Instagram deixando de mostrar as curtidas nas postagens, é preciso explorar novas formas de chamar atenção no feed. A própria rede social declarou que pretende dar mais atenção e valor ao conteúdo postado, para que seus seguidores foquem naquilo que você fala e entrega. Assim como empreendedores devem focar em interações e no alcance de suas postagens. É aí que o IGTV entra. Como é funcionalidade que recebe muito destaque em todo o Instagram, use e abuse dele. Crie conteúdos de valor para seus seguidores, assim eles se sentirão mais confiantes para comprar com você. 9. Não esqueça das hashtags As hashtags são essenciais para o seu conteúdo conseguir visibilidade no Instagram. É através delas que seu post pode aparecer na aba Explorar e estar diante de milhões de pessoas. No entanto, aqui vale o bom senso. Não use muitas hashtags em suas postagens e sempre selecione aquelas que tem a ver com o seu negócio. É sempre melhor se concentrar em algumas hashtags segmentadas e com bom volume de pesquisas. Dois truques simples para encontrar as hashtags certas é ver quais estão sendo usadas por influenciadores e concorrentes do seu nicho, assim como utilizar a pesquisa do Instagram, que irá completar com outras tags relevantes. 10. E não deixe de lado as chamadas para ações Você criou ótimos conteúdos, um calendário editorial e sabe como chamar atenção do público. Mas o que eles devem fazer depois? Por isso, não se esqueça de colocar chamadas para ações. Seja baixar um material gratuito, se cadastrar para um webinar ou até mesmo acessar uma oferta exclusiva, o CTA precisa estar lá, nos vídeos, fotos, stories e no IGTV, e ser bem claro! Ferramentas para turbinar seus resultados Para turbinar de vez sua estratégia de vendas no Instagram, selecionei 5 ferramentas para otimizar seus resultados. Assim, você criará posts incríveis e ainda poderá mensurar tudo o que está sendo feito no perfil. Vamos lá! Bitly O Bitly é um famoso encurtador de URL, mas suas funções vão muito além disso. É uma ferramenta para acompanhar o desempenho de seus links. Por exemplo: entre o link na bio ou links nos stories, como saber qual gera mais cliques? Criando URLs através do Bitly para cada campanha, você saberá. Com isso, suas ações serão mais assertivas, apostando em conteúdos que trazem mais tráfego, nos locais certos. Postgrain A ferramenta Postgrain, antigo Instamizer, ajuda no gerenciamento de contas no Instagram, ideal para quem múltiplos perfis. Também é possível responder comentários e mensagens diretas, além de acessar relatórios. Outras funcionalidades do Postgrain são a criação e agendamento de Stories com stickers e marcação de produtos para quem tem a loja. Buzzsumo O Buzzsumo é uma ferramenta extremamente completa, ajudando a buscar sobre os assuntos mais consumidos e compartilhados na internet, assim como identificar influenciadores e o que eles estão compartilhando. Com essas informações, será mais fácil definir quais conteúdos abordar em seu perfil, melhorando o alcance de seus posts e vídeos. Canva O Instagram é uma rede social onde a beleza do conteúdo importa muito. Com o Canva, você poderá criar posts incríveis, mesmo sem conhecimento de design. É uma ferramenta intuitiva e com diversos templates prontos para serem utilizados e personalizados de acordo com sua marca. Além dos posts, também é possível explorar os templates para Stories e outras redes sociais, como Facebook. E o melhor: praticamente tudo no Canva é gratuito! Conclusão Aprender como vender mais no Instagram exigirá tempo e esforço para testar as melhores estratégias para seu negócio e criar conteúdos atraentes e ricos. Seguindo minhas dicas, esse processo será mais fácil, eliminando o trabalho de adivinhação. A grande vantagem de utilizar o Instagram para turbinar suas vendas é ter acesso a análises para ajudar a entender o público. Com as ferramentas complementares, você terá insights poderosos! Mas sua estratégia para vender mais não pode parar por aí! Não deixe de comentar o que você achou desse conteúdo e se ele te ajudou de alguma forma. Vamos juntos fazer da Aprenda Drop o maior fórum sobre Dropshipping do mundo! Citações e Referências 1 - Pedro Sobral - Comunidade Sobral de Tráfego 2 - Blog Hotmart 3 - Ecommerce na prática Atenciosamente, Equipe AprendaDrop Créditos Robson Job
  20. Olá @Hélio Correia, seja muito bem vindo! Conte com a gente!
  21. Olá. Meu nome é Hélio, sou de SP. Quero iniciar no Dropshipping, mas estou procurando uma alternativa ao Shopify. Penso no WooCommerce.
  22. Faala Yuri, tranquilo irmão? Cara o Layout da loja está interessante, mas o mais importante é: para QUEM você vai vender? A partir do momento que você tiver mais detalhes sobre o público que quer atingir, os anúncios ficam mais assertivos e o processo de vendas se torna mais fluído. Obs da sua loja: 1 - Não venda o produto, venda a transformação! Nas descrições use mais os benefícios intangíveis que o produto proporciona e facilite a leitura do cliente (Tente não usar palavras muito técnicas) 2 - Utilize mais provas sociais (As pessoas confiam mais ao ver que outras pessoas estão comprando em sua loja) 3 - Deixe tudo mastigado para as pessoas que entrarão no seu site. Com a porrada de informação que tem na internet hoje, somos mais propensos a ignorar conteúdos pouco organizados, então quanto mais estiver "mastigado" a experiência em seu site, mais confiança os clientes sentirão Se te interessar um conteúdo mais organizado, um e-book ou até alguns conteúdos em vídeo digita "eu quero" aí nos comentários que estaremos disponibilizando um material detalhado para vocês! Ps: Segue a gente la no Insta https://www.instagram.com/aprendadrop/ para ter uma interação mais visual.
  23. O que meu Start para a vida abundante foi "O segredo da mente dos Milionários - T. Harv Eker" Um livro que aborda sobre a mentalidade e hábitos de pessoas de sucesso, primeiro criamos a realidade em nossa mente e depois manifestamos em nossa vida. Excelente leitura para quem quer se dar bem na vida e não sabe por onde começar!
  24. Os 3 livro que mais me marcaram foram: 1. Pai rico, pai pobre - Robert Kiyosaki 2. Os segredos da mente milionária - T. Harv Eker 3. Pense Enriqueça - Napoleon Hill Eu recomendo esses 3 livro para todos que almejem empreender de alguma forma, são livros fodas e que podem ser considerados a bíblia dos empreendedores!
  25. Qual livro mais te marcou sobre Empreendedorismo? Para estrear a área da melhor forma possível, o que acham de compartilharmos um pouco sobre alguns dos livros que mais nos marcaram sobre empreendedorismo? Fique à vontade para comentar qualquer livro que tenha te acrescentando muito sobre o assunto, e se quiser falar no que mais ele te ajudou fique à vontade! Lembre-se que você é livre para postar o nome do livro que quiser. Não estamos aqui para julgar, mas para conversarmos e, a partir disso, conseguirmos gerar o máximo de conhecimento possível! O que você está esperando para postar abaixo o seu livro favorito de empreendedorismo? Vamos lá!
  26. Hierarquia de Necessidades: Pirâmide de Maslow Esse tópico será mais direto e conteudista, mas é um conceito que acho essencial considerar na hora escolher e ampliar as vendas de sua loja. Para que não conhece, segue uma breve apresentação do Maslow: Citação: Site JovemAdministrador Basicamente, ela está na ordem inversa de motivação, ou seja, a base da pirâmide é onde o ser humano tem mais motivação e urgência para tomar atitudes. E sempre que o homem supre uma dessas necessidades, ele avança para a próxima, por exemplo: se uma pessoa está com suas necessidades fisiológicas e se sentindo segura, ela começa a pensar mais na parte social ,interações, etc. Qualquer indivíduo sempre pensa em todas essas 5 necessidades, mas sempre prioriza as na base da pirâmide se tiver que escolher! Vamos considerar o seguinte. O ser humano só vai pensar no topo da pirâmide (necessidades mais supérfluas) quando a base estiver "levemente" satisfeita, por exemplo: uma pessoa só vai preocupar em ficar bonita se ela tiver uma saúde. Dessa maneira, conseguimos concluir que produtos que remetem a necessidades fisiológicas (imprescindíveis) e de segurança são as que mais vendem: remédios, produtos de emagrecimento, tratamentos, etc. Inclusive em períodos de crise econômica eles continuaram com um índice de vendas alto. Você consegue vender produtos do topo da pirâmide Isso tem que ficar bem claro. Você consegue vender qualquer produto que você quiser, lembre-se sempre disso. O que pode aumentar a sua conversão é apelar para as necessidades abaixo e supri-las ou passar a ideia de que o seu produto ajuda a supri-las. Segue abaixo alguns exemplos: Caso você esteja vendendo um produto de beleza feminino: mostre como ele consegue melhorar a autoestima da pessoa, que ela conseguirá se sentir melhor e, assim, ter a liberdade e plenitude que ela sempre sonhou. Somente com essa abordagem, se pararmos pra pensar, conseguimos abordar não somente a Estima, mas também a Segurança e a Fisiológica. Caso você esteja vendendo um curso/e-book sobre como ganhar dinheiro: mostre como o seu produto poderá ajudar o seu cliente a não se preocupar mais com os gastos com o que é necessário, como comida e até mesmo com o lazer de seu filho. Mostre como ele conseguirá ser mais bem visto e, consequentemente, melhorar a sua autoestima também. Se pararmos para pensar, em ambos os casos a Storytelling (contar uma história para se aproximar do lead) funcionaria muito bem. Busque sempre aproximar do seu cliente, mostrar que ele não é o único e que sim, é possível ele de imaginar e desenhar no lugar que ele poderia estar após a aquisição desse produto. Mostre o que ele está perdendo enquanto ele não toma a atitude e decide comprar. Utilize ao máximo da persuasão e da influência para convencer o seu lead! Críticas à Pirâmide de Maslow É importante ressaltar que, embora ela ainda seja muito utilizada e renomeada, ela foi desenvolvida na década de 1950. Desde então, o cenário mudou drásticamente sobretudo em função do avanço da tecnologia, porém isso não desmerece tal teoria. Apesar de ela ser questionada quanto ao seu funcionamento, fica a reflexão: o comportamento do ser humano pode variar, mas a mentalidade não segue um padrão, portanto, devemos considerar a análise sobre como os consumidores tomam decisões e de como as marcas devem se posicionar diante das necessidades dos indivíduos. Maslow foi um grande estudioso e dedicou grande parte da sua vida para esses estudos, logo, devemos absorver ao máximo o que a pirâmide de necessidades nos apresenta e, quem sabe, adaptá-la aos tempos modernos. O complemento abaixo foi retirado do site SBCoaching! Necessidades Fisiológicas Tratam-se das mais básicas necessidades, que precisam ser saciadas para manter o corpo saudável e garantir a sobrevivência. São elas, por exemplo: Processos de homeostase (sentimento da temperatura corporal, funcionamento hormonal, entre outros) Processos de respiração, sono e digestão Saciamento de fome e sede Disponibilidade de abrigo Maslow acreditava que, sem essas necessidades saciadas, o indivíduo sequer pode preocupar-se com os níveis seguintes da pirâmide. Necessidades de Segurança A necessidade de segurança engloba mais do que a presença de um abrigo. Confira alguns exemplos: Estabilidade no emprego: renda garantida Segurança do corpo: abrigo seguro, proteção contra ameaças Segurança da saúde: planos de saúde, ausência de doenças Segurança da família: seguros de vida Segurança da propriedade: casa própria, garantia de proteção aos seus bens Ou seja, esse nível da pirâmide trata das sensações de proteção e garantias de soluções perante a situações que estão fora do controle do indivíduo. Necessidades Sociais Essas necessidades estão relacionadas com o senso de pertencimento e intimidade, dois fatores essenciais para a felicidade humana. Evoluímos, afinal, de maneira social. O bom relacionamento com o grupo e com os pares é importante para os esquemas de motivação. Veja alguns exemplos: Amizades Família Relacionamentos amorosos Intimidade sexual Intimidade platônica Pertencimento a grupos ou sociedades (igreja, escola, grupos de atividades, grupos de interesses em comum) Identificação e aceitação perante a seus pares Necessidades de Estima Além de assegurar relacionamentos, o ser humano também tem a necessidade de sentir-se estimado neles. Ou seja, precisa desenvolver a habilidade de reconhecer suas potencialidades. Precisa também que seus pares reconheçam e identifiquem seu valor no grupo. Veja alguns exemplos: Autoestima Confiança Conquistas e realizações Reconhecimento dos pares Respeito dos outros Respeito aos outros Necessidades de Auto Realização Tratam-se das mais complexas necessidades do ser-humano. São, entretanto essenciais para que o indivíduo alcance a verdadeira realização pessoal e profissional. Confira: Moralidade: definir e seguir o seu próprio sistema moral Valores: conhecer e se ater aos seus valores fundamentais Independência: auto-suficiência e liberdade Criatividade: rotina que possibilita que o indivíduo exercite suas capacidades inovativas Espontaneidade: capacidade de agir de maneira autêntica e congruente com seus pensamentos Controle: possuir o controle de suas emoções e ações Autoconhecimento: entender seus objetivos, potencialidades e pontos fracos É preciso muito trabalho, reflexão e conhecimento de si para satisfazer essas necessidades. No entanto, essa é uma jornada que vale muito à pena. Créditos ao Apolo Santos (AprendaDrop) Trechos conceituais: SBCoaching
  27. Boa @Fernando Felipetto! Na época que eu criei esse conteúdo ainda não tinha postado o conteúdo sobre funil de vendas rsrs
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