Entre para seguir isso  
Apolo Santos

Persuasão e Influência: explore e aumente a sua conversão!

Posts Recomendados

Copywriting

Persuasão e Influência

 

Apolo Santos ( AprendaDrop )

 

austin-distel-VwsuhJ9uee4-unsplash.jpg

 

Antes de mais nada, temos que lembrar que as pessoas, em praticamente 98% das vezes em que se toma uma decisão, são influenciáveis a tomá-la. Mesmo que inconscientemente, alguma pressão externa a conduziu para isso. Logo, temos uma ideia do tamanho da importância do Marketing Digital como ferramenta de persuasão no dia a dia. É sempre bom ressaltar também que não se vende para uma pessoa,  vende-se para uma situação ou circunstância . Quem compra algo, compra para resolver um problema.

 

Ensine o seu alvo a comprar. As pessoas são naturalmente obedientes e, se você ensinar ou mostrar que tem a solução para uma dor dela, a probabilidade dela comprar o seu serviço ou produto é grande. O ser humano é mais motivado pela dor do que pelo prazer!


Se ainda não conhecer o conceito de SexyCanvas, vale a pena dar uma olhada no conteúdo do @Cauê Freitas. Clique aqui para ir ao conteúdo!

 

Agente

Uma das principais – para não dizer a principal – forma de incrementar o seu poder de influência é focando no AGENTE de sua copywriting. Ele é basicamente a capa do seu Marketing e pode ser explorado por diversos caminhos. Segue abaixo algumas dicas e formas de otimizar, cada vez mais, o seu agente como um elemento persuasivo:

 

 Evite falar como uma empresa, fale como uma pessoa. 

  • Pode parecer para muitos algo inexpressivo, mas estudos comprovam que ao falar para o seu alvo como uma pessoa real, a aproximação entre o “vendedor” e o lead aumenta bastante. Ao falar como uma empresa, dificilmente a pessoa do outro lado da tela vai acreditar em tudo que você está falando por um motivo bem simples: uma empresa fazendo o marketing dela vai falar apenas bem. Ao falar como uma pessoa, o agente aproxima e conecta mais facilmente.

 

 Busque sempre passar a ideia de afinidade/afeição. 

  • Sim, dados visuais como aparência, identificação e semelhança estética e de pensamento são ferramentas que agregam para que você consiga fixar a atenção e persuadir o seu lead. Por exemplo: se eu sou obeso e quero vender uma receita de emagrecimento, dificilmente conseguirei passar credibilidade. Se pararmos para analisar grandes nomes de pessoas com forte poder de influência, elas aparecem nas mídias, quase sempre: com uma boa aparência, cabelo cortado, com uma roupa adequada, com uma preocupação consigo mesmo.

 

 Trabalhe para conseguir juntar os 4 C’s no seu agente: 

  1. Competência percebida: não importa o quão você é expert em um assunto, mas o tanto que você consegue passar para o outro que você sabe. Pode ocorrer nas duas direções, como saber muito algo e não conseguir passar confiabilidade, quanto não saber muito determinado assunto, mas conseguir transmitir muita confiança. A palavra mais importante é “percebida”.
  2. Cuidado/Preocupação com o outro: só da pessoa perceber que você se preocupa com ela, você já está a um passo na frente dos demais. Isso cria afinidade e, com isso, você consegue acessar muito mais facilmente o seu lead.
  3. Consistência/Confiabilidade: se você promete algo, vcê deve cumprir. Faça aquilo que você fala. Assim você cria nos seus clientes um gosto por você e uma confiança no seu trabalho/serviço, o que é essencial sobretudo para criar recorrência de compra.
  4. Carisma: ganhe o outro com o seu jeito. Isso varia muito de pessoa para pessoa, mas crie em sua copywriting um script que tenha a carisma presente.

 

 

Controle o ambiente

Tenha sempre o ambiente sob o seu controle. A partir disso, você consegue influenciar comportamentos por meio, principalmente, de reforços positivos. Se muitas pessoas falam bem de determinado produto ou serviço, temos a percepção de que aquele é o melhor e que vale a pena o investimento de tempo e dinheiro.

 

A repetição leva ao reforçamento, portanto, mostre o que você tem para oferecer diversas vezes ao seu lead. Isso, somado ao agente qualificado, cria um espaço altamente persuasivo e que converte o lead.

 

 

cytonn-photography-n95VMLxqM2I-unsplash.jpg

 

 

Prova social e autoridade

É uma ferramenta com um poder de influência extremamente amplo. Utilize-a para aumentar o valor percebido tanto de você quanto do seu serviço. Você pode fazer isso de diversas formas, como:

  • Depoimentos/Citações. Peça para que pessoas influentes dissertem sobre você ou seu curso, ou até mesmo que os seus clientes o façam. Assim, você possui provas de qualificação. Há quem faça isso inventando depoimentos, mas não recomendo, pois além de ser antiético, o seu lead não será facilmente enganado e pode perceber que você está mentindo.
  • Números altos. Mostre resultados, prove que você realmente condiz com o que você fala.
  • Destaque na mídia. Isso conta bastante, aparições de você ou de seu produto/serviço em eventos, jornais, mídias entre outros. Caso ainda não tenha, há a possibilidade de gerar aparições na mídia investindo em plataformas focadas nisso.

 

Lembre-se que quanto mais você consegue aumentar o seu valor percebido melhor. Desse modo, você pode explorar diversas formas, indo desde uma foto com um famoso na área, até mostrar resultados e ensinar algo para o seu lead que ele não sabia.

 

 

Escassez

Uma forma muito conhecida e que continua convertendo bem é a escassez. Porém, lembre-se que apenas falar que algo é escasso não converte, é necessário trabalhar em cima disso. Se eu falar que tenho 5 canetas vendendo e que elas vão acabar, provavelmente você não irá comprar. Por outro lado, se eu falar que tenho as últimas 5 canetas, que possuem qualidades X, Y e Z e agregar um alto valor percebido a elas, a chance de comprar é maior. Não minta sobre o produto ou serviço, mas construa valor a ele.

 

Você pode explorar trabalhar também retendo a demanda, por exemplo, fazendo um pré-lançamento e ir segurando até a data de abertura. Isso converte muito bem também.

 

 

Contraste

Consiste na comparação, ou seja, dar um parâmetro para o seu lead avaliar o que é o melhor. Por exemplo: podemos atribuir o contraste a produtos, comparando o seu com um outro do mercado e influencia-lo a pensar que o seu é o melhor; ou até mesmo fazer isso pelo preço do produto ou serviço.

 

Irei exemplificar a partir do preço abaixo. Se você pudesse comprar uma pipoca, qual você compraria?

Pipoca pequena = R$5,00
Pipoca grande = R$10,00

 

É bem provável que você escolha a pequena, haja vista que a diferença de preço entre ambas é grande e que, às vezes, pagar 10 reais por pipoca pode ser considerado muito.

 

Se repetirmos o mesmo exemplo adicionando uma pipoca intermediária, os resultados são diferentes:.

Pipoca pequena = R$5,00
Pipoca média = R$8,50
Pipoca grande = R$10,00

 

A chance agora de você comprar a pipoca grande aumenta bastante, pois você compara ela com a média e vê um efeito de atração, que a diferença entre elas é apenas R$1,50, logo, o cérebro entende que você está fazendo um bom negócio e que está em vantagem!

 

Portanto, compreendemos que é interessante adicionar parâmetro de comparação e contraste para que o nosso lead veja que o que estamos oferecendo é o melhor e pelo o melhor preço que ele encontrará.

 

 

Script

O que script é apenas o registro e a síntese do que será abordado em sua copywriting. Escrever antes de fazer é importante pois, além de conseguir comparar e metrificar, é possível saber quais táticas funcionaram e usá-las para prever e escalar novas copys.

 

Apesar de já terem scripts que funcionem muito bem, como o AIDA ( atenção, interesse, desejo, ação), você pode construir o seu a partir de alguns fundamentos Lembre-se sempre de seguir apenas uma ordem:

  1. Primeiramente construa o valor do seu produto ou serviço;
  2. Só depois de trabalhar no valor percebido, apresente a sua oferta;

 

Futuramente iremos abordar um módulo exclusivo sobre o script, queria apenas apresentar e dar essa simples dica para aumentar o poder de persuasão de sua copywriting.

 

 

Os dois estados mentais

Creio que esse seja um dos pontos fundamentais para conseguir ser persuasivo: conseguir passar tanto pelo estado racional quanto emocional, na dosagem certa. Eles sempre estarão agindo juntos, mas um sempre vai se sobressair sobre o outro.

  • Racional: as pessoas pensarem de modo analítico, lógico, os motivos e razões, significados e porquês.
  • Emocional: apela para as emoções e sentimentos do lead.

 

Quanto mais você conseguir apelar para o emocional, justificando, mesmo que inconscientemente, na razão, maior as suas chances de influenciar a decisão dele. Ao construir a sua copywriting, sempre lembre de um dos lemas dessa área: as pessoas compram pela emoção e justificam pela lógica, dessa forma, lembre-se disso na hora que for fazer o seu script!

 

 

the young pope GIF

 

Esperamos que tenham gostado. Apenas abordei os principais pilares da persuasão e da influência que, se aplicados, aumentam drasticamente a sua conversão e captação de clientes.

 

 O que achou? Caso tenha gostado deixe um comentário abaixo e, se tiver alguma dúvida, fique à vontade para postar! 

 

Créditos ao Apolo Santos - Equipe AprendaDrop


Apolo Santos

Co-Fundador do AprendaDrop

Instagram: @apolosantos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, Dennis Vieira disse:

Adorei conhecer esse fórum, tem muito conteúdo foda!

 

Obrigado Dennis! Seja muito bem-vindo e espero que a gente consiga estar te ajudando de alguma forma.

Conte comigo!


Apolo Santos

Co-Fundador do AprendaDrop

Instagram: @apolosantos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso