Entre para seguir isso  
Apolo Santos

Análise do texto que vendeu mais de 2 BILHÕES DE DÓLARES em assinatura do Wall Street Journal!

Vocês querem mais análises como essa?  

4 votos

  1. 1. Vocês querem mais análises como essa?

    • Sim, achei excelente!
      4
    • Não achei tão útil
      0


Posts Recomendados

download.jpg

Então pessoal, resolvi trazer hoje para vocês aqui uma análise do texto que vendeu mais de 2 BILHÕES DE DÓLARES do Wall Street Journal. Isso mesmo que você leu, ele vendeu tudo isso em inscrições para a assinatura do jornal! Sabendo disso, creio que todos concordam que podemos tirar muitos estudos desse conteúdo, e utilizar isso ao máximo nas copys que vocês forem fazer futuramente!

 

Recomendo todos lerem a versão em inglês pois conseguimos absorver tudo na íntegra, mas caso você não domine muito bem, pode ler em português mesmo! Faça o download abaixo do texto, tanto em inglês quanto em português!

 

Download do texto em inglês:

 Wall Street Journal 2 Billion.pdf

Download do texto em português:

 Wall Street Journal Traduzido.pdf

 

 

Análise do texto

Se prestarmos atenção, logo no primeiro parágrafo já percebemos qual é o objetivo principal do texto: aproximar ao máximo os dois personagens, para depois mostrar que apesar de tantas semelhanças na trajetória de ambos, o resultado foi bem diferente. Isso nos instiga a parar e pensar que durante o caminho, algum dos dois tomou alguma atitude diferente que proporcionou tal diferença. Olhe abaixo:

 

Citar

Em uma bela tarde de primavera, vinte e cinco anos atrás, dois jovens se formaram na mesma escola. Esses jovens eram muito parecidos. Os dois foram estudantes melhores que a média, ambos eram bem apessoados e os dois – como jovens colegas de graduação são – eram cheios de sonhos ambiciosos para o futuro.

 

Recentemente, esses dois homens retornaram para a faculdade para o 25º encontro.

 

Eles ainda eram muito parecidos. Ambos estavam felizes casados. Ambos tinham filhos. E os dois acabaram indo trabalhar para a mesma empresa de manufatura após a faculdade, e ainda estavam lá.

 

Isso é para termos uma noção do tanto que eles eram parecidos. Mas, apesar disso tudo, o resultado final foi extremamente diferente para ambos:

 

Citar

Mas havia uma diferença. Um dos homens era gerente de um pequeno departamento da empresa. O outro era o presidente.

 

O Wall Street Journal não apresenta a resposta para a diferença, apesar quebra completamente a expectativa e, a partir disso, o próprio leitor fica com a curiosidade de saber o porquê. O objetivo inicial da copy já está validado, que é prender a atenção do seu lead no primeiro momento!

 

 

O que fez a diferença

Nessa parte, o WSJ já inicia quebrando as objeções dos leitores. Basicamente, ele pega o que as pessoas tem como senso comum, que o sucesso e a inteligência depende apenas da dedicação, ou que algumas pessoas nascem com ela já. Todo o pensamento é moldado pelo autor do texto, que faz perguntas para que você responda sempre o que ele deseja, que no caso, a resposta é "sim!". Repare que o autor sempre fala em primeira pessoa, isso aproxima-o do leitor e causa mais afinidade/empatia.

 

Citar

Você já se perguntou, como eu já me perguntei, o que faz esse tipo de diferença na vida das pessoas?

Não é apenas inteligência nata ou talento ou dedicação. Não é que uma pessoa quer mais sucesso e a outra não.

A diferença está no que cada pessoa sabe e como ele ou ela faz uso desse conhecimento.

 

Note também que ele consegue apresentar o propósito do jornal, solucionando a dor e levando-o a pensar na possibilidade de mudar de vida, de conseguir escalar o seu negócio a partir do conhecimento que será adquirido lendo o jornal!

 

Citar

Porque esse é o grande propósito do Journal: dar aos leitores conhecimento – conhecimento que possam usar em negócios.

 

 

Uma publicação como nenhuma outra

Nesse novo tópico, é percebido que o autor aumenta o valor percebido do jornal, mostrando suas qualidades e benefícios. Ele mostra o que tem de diferente do WSJ para os demais. Fica claro que o jornal é essencial para qualquer tipo de pessoa, tanto para as que já são do ramo, quanto para as aspirantes que desejam mudar de vida. Em praticamente toda essa parte, o escritor realça a exclusividade do jornal, que ele é único e que busca sempre dar o melhor ao assinante.

 

Citar

Todo dia útil, as páginas do Jornal incluem um alcance vasto de informação de interesse e relevância para pessoas com mentes de negócio, não importa de onde vieram. Não apenas ações e finanças , mas qualquer coisa e tudo ligado ao rápido mundo de negócios... o The Wall Street Journal dá a você todas as notícias de negócios que você precisa quando você precisa.

 

 

Conhecimento é poder

Mais uma vez, o autor utiliza esse secção para aumentar ao máximo o valor percebido do jornal. Ele sempre destaca que é o jornal mais lido, com os melhores conteúdos, sempre entregando tudo que o assinante precisa, da melhor forma possível.

 

A partir desse destaque, ele aborda também o que o jornal oferece, quais são as divisões e o porque ele foi feito especialmente para você! Ao terminar de ler essa parte, o leitor sente que está deixando uma oportunidade da lado, que ao não ser um assinante, as outras pessoas estariam em vantagem sobre ele, que realmente o conteúdo oferecido é premium e que compensa a assinatura, independentemente do preço. E esse trecho termina da seguinte forma, sempre evidenciando o sentimento que ele é feito para você e que eles se esforçam ao máximo para lhe agradar:

 

Citar

Se você nunca leu o The Wall Street Journal, você não pode imaginar quão útil ele pode ser para você.

 

Muitas das informações que aparecem no jornal não aparecem em nenhum outro lugar. O Jornal é impresso em várias fábricas nos Estados Unidos, para que você o obtenha mais cedo a cada dia útil.

 

 

Uma assinatura econômica

Agora chegamos numa parte essencial da copy, que é a oferta. Até o momento, o autor estava apenas dizendo os benefício, o quanto o jornal é positivo e que traz um resultado imensurável aos assinantes, mas em nenhum momento foi dito o preço disso. Nessa parte, o escritor já começa dizendo o preço e dando os planos disponíveis para ter a assinatura do jornal. Logo em seguida, há a apresentação de uma garantia, que serve para aumentar ainda mais a possibilidade de compra da pessoa, pois se ela não gostar, ela terá o seu dinheiro ressarcido, como vemos:

 

Citar

E aqui está a garantia do The Journal: se o The Journal não corresponder com sua expectativa, você pode cancelar este compromisso a qualquer tempo e receber o reembolso pela parte ainda não entregue da sua assinatura.

 

Lembre-se que para uma copy ser bem feita, ela deve convencer o lead a tomar uma atitude na hora, não deixar para depois. Isso acontece pois as pessoas compram na emoção, logo, se deixamos a possibilidade dela comprar depois, ela irá deixar o racional sobressair à emoção, e possivelmente não efetuará a compra. Assim, o autor ensina o leitor a comprar, mostra o quando e o que deve ser feito.

 

Citar

Se você sente como nós que esta é uma proposta justa e razoável, então você quer descobrir sem perda de tempo se o The Wall Street Journal pode fazer por você o que está fazendo para milhões de leitores. Então, por favor, envie o cartão incluso agora, e nós começaremos a te servir imediatamente.

 

E para finalizar essa parte, ele retorna à história contada inicialmente, dos dois jovens que tinham uma vida muito parecida e apresenta a resposta sobre a pergunta feita: " Você já se perguntou, como eu já me perguntei, o que faz esse tipo de diferença na vida das pessoas? ". E a reposta fica subentendida! Se entende-se que a diferença foi conhecimento, onde ele está? E a resposta em sua mente será: no The Wall Street Journal!

 

Citar

Sobre aqueles dois colegas de faculdade que mencionei no começo dessa carta: eles se formaram juntos e juntos e começaram no mundo dos negócios. Então o que fez a vida de negócios deles diferentes?

Conhecimento. Conhecimento útil. E sua aplicação.

 

 

Fechamento 

Para finalizar o texto e para dar ainda mais um ar de confiabilidade e ao jornal, ele faz a promessa de que os conteúdos que serão lidos no jornal serão, certamente, interessantes e úteis. Portanto, não há motivo para não comprar a assinatura! Todas as objeções foram quebradas, os benefícios foram apresentados, houve uma storytelling, a oferta e a garantia foram anunciadas!

 

Citar

Não posso prometer que o sucesso vai ser seu instantaneamente se você começar a ler o The Wall Street Journal. Mas posso garantir que você achará o The Journal sempre interessante, sempre confiável e sempre útil.

 

Sinceramente,

 

Editor

 

 

Espero que tenham gostado desse conteúdo!

Fiquem à vontade para postar o que acharam, críticas e comentários são super bem-vindos!

 

 


Apolo Santos

Co-Fundador do AprendaDrop

Instagram: @apolosantos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso