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Apolo Santos

O que é Dropshipping?

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Afinal, o que é Dropshipping?

 

 

Para começarmos a entender o que é Dropshipping, precisamos antes conhecer a fundo o seu conceito. Muita gente quer ingressar rápido e acaba cometendo um erro muito comum: não se aprofundar nos conteúdos. Caso desejamos abrir e ser bem sucedidos, devemos nos destacar, inovar, e quanto mais conteúdos e estudos tivermos, mais fácil fica essa trajetória. Então, para iniciarmos essa jornada tão ambiciosa e desejada por muitos, vamos entender o conceito de Dropshipping:

 

Sem mais delongas, Dropshipping é um modelo de negócio (técnica de gestão) utilizado dentro do e-commerce , sendo baseado em um comércio online sem a necessidade de estocar produtos. O vendedor da loja virtual não tem contato direto com a mercadoria, sendo ela enviada diretamente do fornecedor ao cliente - fazendo com que o vendedor atue apenas como um mediador. De acordo com a sua explicação mais comum:

 

Citar

Drop shipping ou estoque na fonte é uma técnica de gestão da cadeia logística na qual o revendedor não mantém os produtos em estoque, ele oferta e comercializa produtos que estão no estoque do fornecedor. Assim que o cliente completa o pedido de compra, o revendedor solicita e paga ao fornecedor que fará todo o processo de embalagem e envio diretamente ao cliente. Dessa forma, o revendedor usa o estoque dos seus fornecedores como um Buffer Inventory (Pulmão de Estoque).

 

A loja online por onde venderíamos os produtos funcionaria como uma intermediária entre o fornecedor dos produtos e o cliente, seguindo a seguinte sequência durante o processo:

  1. Ao abrirmos a loja, procuramos um fornecedor do produto desejado;
  2. Anunciamos o produto contando apenas com uma descrição e uma imagem atrativa, por meio do marketing digital conseguimos engajar os nossos clientes a comprar o que foi anunciado;
  3. Após o pedido ser efetuado, o fornecedor é notificado e aguarda a confirmação da compra;
  4. Assim que a compra for confirmada, o fornecedor será responsável por embalar o produto e enviá-lo ao cliente.

 

Segue abaixo um esquema para resumir essa cadeia de processos:

 

Imagem 1

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Pontos positivos:

  • Não é necessário a estocagem dos produtos. Creio que isso seja o ponto mais importante do Dropshipping, visto que no comércio tradicional é necessário comprar uma quantia muito alta de itens, alugar um armazém e correr o risco de não conseguir vender todos os produtos. Dessa forma, o gasto inicial seria muito alto, o que dificulta muitas pessoas a empreender, o que não acontece no Drop.
  • Investimento inicial baixo, sendo gasto basicamente na plataforma que será usada para realizar o e-commerce e em campanhas de marketing para fazer o produto alcançar o potencial cliente;
  • Variedade e nicho de produtos amplo. Por se tratar de um comércio virtual, você pode atuar em inúmeras áreas, por exemplo: posso ter uma loja vendendo desde eletrônicos até produtos de beleza, ou ter várias lojas com uma temática definida, dependendo da proposta de cada vendedor.
  • Flexibilidade. Isso acontece por ser um trabalho digital e autônomo, você pode manter a sua loja funcionando 24 horas, em qualquer lugar que você esteja, viajando, fazendo home office (trabalho em casa), indo para um escritório, por exemplo, e continuar vendendo tudo da mesma maneira

 

Pontos negativos

Essa parte é necessária ser abordada, não para desmotivar, mas para conhecer melhor onde estamos trabalhando, poder prevenir e otimizar cada vez mais o nosso comércio. Ao conhecermos os riscos e pontos frágeis, conseguimos ir moldando e criando um negócio consistente, o que é essencial em qualquer empreendimento.

  • Elevado prazo de entrega. Pelo fato de algumas importações virem de países distantes, como é o caso da China, presente na maioria das lojas nacionais de Dropshipping, o tempo entre a compra do produto e a entrega pode chegar até 3 meses dependendo do fornecedor.
  • Responder os e-mails dos clientes. Apesar de ser um ponto extremamente crucial e importante para o desenvolvimento da loja virtual, essa parte acaba demandando um elevado tempo e paciência, pois você irá lidar com o seu cliente e deve tentar ser o mais rápido possível. Erros e complicações podem e vão acontecer nessa relação, cabendo a cada loja se posicionar da maneira mais adequada visando sempre amenizar os problemas.

 

Segue abaixo um vídeo complementar, resumindo o conceito de Dropshipping:

 

Busque sempre a excelência, seja profissional e trabalhe. Os resultados podem chegar rápido para uns, demorado para outros, mas o importante é acreditar e persistir. Esperamos que tenham gostado dessa introdução ao Dropshipping e contem conosco com o que precisarem!

 

Caso tenham algo a acrescentar ao tópico, comentem abaixo!

 

 

Citação - retirado de Wikipedia.org

Imagem 1 - retirado de ecommercebrasil.com.br

Vídeo - retirado do canal China Link Trading

 

Atenciosamente, Equipe AprendaDrop!


Apolo Santos

Co-Fundador do AprendaDrop

Instagram: @apolosantos

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