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Asana: tudo que você precisa saber sobre esse gerenciador de tarefas colaborativo!

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O que é o Asana?

Asana é um software de gestão de projetos e equipes focado em disponibilizar mais tempo para você.

Com ele, você organiza seus trabalhos e de sua equipe de forma intuitiva. Além disso, conta com uma série de funcionalidades para acompanhar os resultados e o andamento do projeto, assim como a performance dos colaboradores.

Dessa forma, os prazos podem ser cumpridos com mais facilidade e os objetivos alcançados com mais tranquilidade.

O que o Asana oferece?

Para que você não deixe passar nada e seu projeto cumpra o prometido, seja em termos de prazo ou escopo, o Asana oferece 4 funcionalidades principais:

1. Quadros

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Inspirados no sistema kanban, você pode “arrastar e soltar” as tarefas e seus respectivos responsáveis por entre as colunas que representam os estágios do projeto.

Fica muito mais fácil de saber quem está fazendo o que e em que fase do processo se encontra.

2. Cronograma

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Mais enxuto e esquemático, o cronograma mostra como as tarefas e pessoas se conectam ao logo do projeto, dispostas sobre uma linha do tempo.

Caso haja alguma mudança, logo tudo fica claro no cronograma, que te ajuda a identificar gargalos e atrasos.

3. Calendário

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Pode parecer um recurso comum, mas o calendário da Asana está linkado diretamente com as outras funcionalidades. Assim, o que você muda em uma, se reflete na outra, permitindo que você use diversas interfaces para controlar seu projeto.

4. Portfólio

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Um painel de controle fácil e rápido de entender. Ele mostra todos os projetos em andamento, seu status, progresso alcançado (em %), datas e o grau de prioridade.

Como começar a usar?

Só para te animar: o Asana conta com um plano Free! 🎉

Cadastro

1º Passo: O primeiro passo é ter um cadastro no Asana. Na página inicial, clique no botão “Get Strarted For Free”, ou “Comece de graça”, para realizar seu cadastro gratuito na plataforma. O Asana também tem opção Premium, como pagamento opcional, mas para entrar e usar as funções básicas não é necessário pagar nada;

2º Passo: Preencha seu e-mail e clique em “Sign Up” ou “Inscrever-se” para iniciar o processo de inscrição na plataforma. Em seguida, verifique o e-mail enviado para sua caixa de entrada, para confirmar a inscrição;

 

3º Passo: Complete seu perfil com os dados pessoais, foto e o que mais desejar inserir no cadastro inicial do Asana, além da senha, é claro;

 

4º Passo: Defina um nome para seu time, clique em “Continue”;

 

5º Passo: Defina quem será convidado para sua equipe, digitando os e-mails dos membros iniciais, logo depois, clique em “Continue”.

 

Seu cadastro estará completo e o Asana será aberto com sucesso.

 

Administrando Tarefas

 

No painel inicial, o usuário verá as ferramentas principais disponibilizadas. Para criar e gerenciar, siga os próximos passos:

 

1º Passo: Clique no botão de “+”, no topo da página, para criar uma nova ação;

 

2º Passo: Selecione “Add Task” ou “Adicionar tarefa” (em português) para criar a tarefa. Isso também pode ser feito pelo botão de mesmo nome;

 

3º Passo: Digite o nome da tarefa, verifique o autor e quem mais vai colaborar com ela. Em seguida, clique em “Create Task”, ou “Criar Tarefa”;

 

4º Passo: Clique na tarefa criada para abrir seus detalhes. É possível adicionar comentários na caixa em branco que se abre, definir uma data de vencimento na opção “Due Date” ou adicionar selos, como Favoritos (Coração), Rótulo (Tags), Criar Subtarefas (Subtasks) ou Anexar Arquivos (Attachments);

 

5º Passo: Para concluir a tarefa criada, basta clicar no botão verde;

 

6º Passo: As tarefas ficam sempre organizadas nos campos “New Tasks” ou “Novas Tarefas” e “Upcoming” ou “Futuras Tarefas”.

 

Quadros (Boards)

 

 

O Asana também permite criar e administrar tarefas com quadros, ou “Boards”, similar a concorrentes, como o Trello. Para isso, na sua área inicial, clique na opção “Get Started With a Project” ou “Comece um projeto” e, na janela que se abrir, marque a opção “Board”. Em seguida clique em “Create Project” ou “Criar Projeto”. Em seguida, siga os passos.

 

1º Passo: Dentro do projeto é preciso adicionar colunas. Isso pode ser feito no botão “Add Columns”. Nomeie sua coluna para começar o projeto;

 

2º Passo: Na coluna criada, clique no sinal de “+” para adicionar uma tarefa de projeto. Nomeie-a;

 

3º Passo: Dentro da tarefa, ela funciona de forma similar a uma tarefa do modo de listas, demonstrada no passo 4 da administração de tarefas. É possível inserir data de vencimento e há espaço para comentários;

 

4º Passo: Para mover uma tarefa de uma coluna para a outra, simplesmente arraste-a para os lados com o mouse.

 

O Asana permite ainda personalizações de quadros, nomes e outras ferramentas mais complexas, mas acessíveis a quem utiliza a versão paga ou para quem possui muitos membros na equipe. Estes são os primeiros passos para começar seu projeto na plataforma.

Ainda não ficou claro?

 

Ainda não ficou claro para você como usar o software Asana em seu dia a dia de trabalho? Então, dê uma olhada neste tutorial da Asana. Ele mostra os passos iniciais básicos para usar a Asana em seus projetos. Confira:

Finalizando 

Se você se interessou e gostaria de utilizar o Asana só precisa entrar aqui!

Não deixe de comentar o que você achou desse conteúdo e se ele te ajudou de alguma forma. Vamos juntos fazer da Aprenda Drop o maior fórum sobre Dropshipping domundo!

 

Atenciosamente, Equipe AprendaDrop

Créditos Robson Job

 

Editado por r_jobs

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