Entre para seguir isso  
Apolo Santos

10 insights globais do Think with Google para inspirar 2020

Posts Recomendados

Chegou aquela época do ano de refletir e renovar as ideias. Como editora global do Think with Google, tive o privilégio de trabalhar com colaboradores de 21 mercados diferentes neste ano. Embora cada Think with Google reflita uma realidade com informações locais, alguns insights são universais e merecem ser divididos.

 

Abaixo estão as 10 pérolas de sabedoria do marketing mais valiosas que escutamos de diferentes parceiros do Google ao redor do mundo em 2019. Seja para repensar uma abordagem antiga, seja para lançar uma campanha nova ou incentivar você e sua equipe a assumir novos riscos, esperamos que elas tragam novas inspirações para os seus futuros trabalhos.

 

 

 

1. Temos muito o que aprender com piratas (sim, isso mesmo)
Onde você busca inspiração para ser disruptivo e ultrapassar limites? Para Sam Connif, líder de uma agência criativa e colaborador do Think with Google UK, a resposta está nos piratas. Ele compartilhou um modelo que estimula a quebra de normas e que pode servir de inspiração para quem toma grandes decisões.

 

Citar

" Descobrimos que a intersecção entre ingenuidade e sabedoria é um lugar muito interessante. Se tiver só ingenuidade, você acaba fazendo muitos vídeos sobre gatos. Se tiver só sabedoria, você acaba tomando decisões baseadas unicamente em dados. A criatividade produtiva reúne o melhor desses dois comportamentos "

– Sam Connif para o Think with Google UK

 

 

 

2. Equilibre ativos globais com a realidade local
A parceria da Mercedes Benz Middle East com o Unskippable Labs do Google propôs um novo olhar sobre carros de luxo em diferentes mercados: o que acontece quando o preço é divulgado ao final de um anúncio? E quando não é divulgado? Alex Brunori, Creative Impact Lead do Unskipppable Labs do Google Mena, divide os aprendizados de testes de preço em diferentes regiões.

 

Citar

"As nuances e diferenças entre os sauditas e a população dos Emirados Árabes me surpreenderam. A forma como eles reagiram ao experimento [anúncios com preço ao final versus anúncios sem preço ao final] nos ensinou que precisamos rever a noção de que um único ativo global funcionará da mesma forma em diferentes lugares. Isso simplesmente não é verdade"

– Alex Brunori, Unskippable Labs do Google Mena

 

 

 

3. Use dados para romper estereótipos
O que as mulheres brasileiras estão assistindo no YouTube? Analisar esse tipo de conteúdo foi uma forma de descobrir sutilezas que, de modo geral, costumam ficar de fora dos planos de mídia dos profissionais de marketing. Marcella Campos, Head of Marketing do YouTube Brasil, conta algumas descobertas dessas análises.

 

Citar

"Usar dados é uma maneira de quebrar estereótipos. Quais são os assuntos mais buscados pelas mulheres no YouTube? Engana-se quem pensa em clichês como maquiagem, dicas de decoração ou culinária. Igualdade de gênero, direitos da mulher e atividades saudáveis surgem com força, assim como privacidade na Internet, religião, novos formatos de família, empreendedorismo e economia criativa"

– Marcella Campos para o Think with Google Brasil

 

 

 

4. Narrativas inclusivas não são apenas a coisa certa a ser feita: as pessoas respondem mais a elas
As mulheres têm espaço nos anúncios do YouTube? Para entender melhor os números relacionados à representatividade entre homens e mulheres na plataforma, O Think with Google U.S. e o Instituto Geena Davis coordenaram um estudo global abrangendo 2,7 milhões de peças.

 

Citar

"O público responde à narrativa inclusiva. No YouTube, anúncios com pelo menos um número proporcional entre personagens mulheres e homens renderam 30% mais visualizações do que outros vídeos. A lição que podemos tirar disso é que quando os anunciantes pensam em representatividade, as pessoas assistem e costumam responder positivamente a isso"

– Geena Davis para o Think with Google U.S.

 

 

 

5. Vale a pena medir a eficiência de uma campanha na fase do briefing
Um dos maiores desafios para os profissionais de marketing é entender como criar anúncios estratégicos e eficientes para o YouTube. No Think with Google Europa do Norte, alguns líderes do setor contam como se planejam para obter resultados surpreendentes.

 

Citar

"Não espere o fim da campanha para avaliar a eficiência dos anúncios. Geralmente esse tipo de avaliação acontece tarde demais. As marcas precisam entender e comunicar as metas de negócio especialmente na hora do briefing. Junto a isso, adicione métricas e criatividade que vêm da própria plataforma e do público. Esses três passos são fundamentais"

– Cecilia Steenberg Forsberg, Global Head of Agency, H&M

 

 

 

6. Nem sempre é fácil desvendar os próximos passos para a maturidade digital. Mas é preciso seguir em frente
O que a minha empresa deve fazer para atingir a maturidade digital? Qual o meu papel nesse processo? Essas são algumas das grandes preocupações dos líderes e profissionais de marketing do Think with Google França.

 

Citar

"A grande maioria das empresas está avançando em meio à neblina. Dos 1.800 gestores entrevistados pela Bpifrance, 34% citam a complexidade como o principal obstáculo à transformação digital da sua empresa. 32% indicam a falta de habilidades internas como o principal impeditivo e 28% apontam a falta de recursos como problema central. Será que a gente deve continuar falando sobre transformação digital? Talvez o segredo esteja em tentar entender essa transformação como uma mudança constante, e não como o destino final"

– Antoine Boulte, Diretor de Insights e Business Solutions, Google EMEA

 

 

 

7. Invista tempo e dinheiro para assumir riscos calculados em novas abordagens e tecnologias
Larry Luk, CMO da L'Oréal Hong Kong, contou para o Think with Google EMEA como apostar em uma abordagem de marketing de teste resultou em insights e aprendizados valiosos para a sua equipe trabalhar em mensagens mais criativas. As novas tecnologias também tiveram um papel crucial nessa estratégia.

 

Citar

"Correr riscos usando novas tecnologias pode ser assustador, especialmente com um orçamento apertado. Mas reservar uma pequena quantia para investir em uma abordagem mais arriscada pode impulsionar um grande salto de diferenças (...). Não há nada errado com métodos testados e comprovados. Mas você nunca vai saber quais abordagens são mais eficazes ou eficientes se não reservar tempo – e dinheiro – para procurar por elas"

– Larry Luk, CMO da L’Oréal Hong Kong

 

 

 

8. Contexto e relevância são elementos fundamentais para que os anúncios não sejam interrupções irritantes
O que define um conteúdo verdadeiramente relevante? Para os líderes de mercado do Think with Google Canadá, a personalização é o segredo e está mudando a maneira de pensar conteúdo.

 

Citar

"Mesmo sabendo mais sobre os consumidores do que nunca, os anúncios ainda podem parecer uma interrupção. É absolutamente importante que isso seja reconhecido e revisto o quanto antes. Portanto, seja cuidadoso ao criar, lembre-se de quem está assistindo e tenha sempre em mente a importância do contexto e da relevância para garantir que as campanhas não pareçam um aborrecimento"

– Tracey Cooke, VP of Marketing and Communication da Nestlé

 

 

 

9. O design do site mobile é tão importante quanto a velocidade da página
Como oferecer a melhor experiência mobile para as pessoas e impulsionar bons resultados de negócio ao mesmo tempo? Especialistas em UX compartilham 4 dicas no Think with Google Alemanha.

 

Citar

"Quando usam sites mobile, as pessoas têm duas demandas: elas querem simplicidade e esperam navegar de maneira mais intuitiva do que fariam no computador (...). As páginas web não podem – nem devem – ser recriadas e adaptadas para smartphones. Seja com formulários, questionários, número de campos e botões, a área de trabalho [de um computador] funciona de uma maneira muito diferente"

– Julius Schröder, Mobile Specialist, Google Europa Central

 

 

 

10. Retenção é um fator de crescimento
Como as marcas conseguem criar uma experiência mobile atrativa para as pessoas? Alguns líderes do mercado detalharam suas estratégias no Think with Google América Latina.

 

Citar

"Empresas que elegerem a experiência mobile como uma prioridade séria, eficaz e personalizada vão conquistar ainda mais clientes. Como profissionais de marketing, sempre estabelecemos o crescimento dos negócios como meta. E o principal fator de crescimento é a retenção"

– Daniel Ferro, Diretor de Corporate Marketing, Mercado Libre

 

 

 

Créditos ao Brianne Janacek Reeber
Tendências de Consumo,
Publicidade,
Conteúdo

 

https://www.thinkwithgoogle.com/


Apolo Santos

Co-Fundador do AprendaDrop

Instagram: @apolosantos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso