Posts Recomendados

jc0rExmDlsK6nvztImQQjyAGGzdEc0-hAiCKtJJ2blO8y7ued2eY7rjR0w-JEKj5ibR8frnVi5nOBlgBE-tHw4B-p0pcbYA3m-m-3trmohsQz3dSTIlF1LE49Q3mCzv8skZjC0_D

 

Gestão financeira é algo essencial para a administração do seu negócio. Fazer bem feito e da maneira correta trará os resultados esperados por você e toda sua equipe. Neste post, explicaremos o que é Gestão financeira e como fazer a administração das suas finanças.  

 

O que é?

 

Trata dos assuntos voltados à administração das finanças das empresas e organizações. Como anda a saúde financeira da sua companhia? Onde estão concentrados os maiores investimentos? Quais são as maiores despesas? São perguntas que você deve fazer e ter a resposta na ponta da língua. Sem uma gestão financeira correta, seu negócio não cresce e fica insustentável, podendo chegar a falência.

 

Como fazer?

 

Saber como realizar a administração das finanças é primordial para o desenvolvimento e o crescimento do seu negócio. Por isso fique atento e preste atenção!

 

1º Planejamento financeiro

 

Com ele ficará bem claro quais são sua metas, seus planos operacionais, seus prazos e seus projetos. Qual o objetivo disso? Investir sem comprometer o orçamento da organização. Como fazer?

 

Matriz SWOT. O que é? Descubra as oportunidades e use suas forças para potencialização. Se necessário, melhores suas fraquezas para não perder essas oportunidades. Em contrapartida, você deve identificar também as ameaças, assim, verifique como suas forças podem te defender delas e quais fraquezas pode piorar o quadro. Oportunidades e ameaças são do ambiente externo, ou seja, não tem controle sobre. Ex: Alta do dólar prejudica nossa importação. Forças e fraquezas pertencem ao ambiente interno. Você controla e pode ajustar para aproveitar as ameaças e combater as fraquezas.

 

 

 

2º Fluxo de caixa

 

Esta parte é fundamental no controle e gestão do seu caixa, afetando diretamente a Gestão Financeira. É possível visualizar as entradas e saídas de um determinado período. É por meio do fluxo de caixa que você conseguirá identificar o quanto seu negócio tem disponível para fazer novos investimentos e como estão suas dívidas. Ultrapassam sua receita? Com ele em ordem, é possível ter um controle financeiro efetivo. É importante atualizar com frequência seu fluxo de dinheiro, pois as informações presentes são fundamentais para o desenvolvimento da sua empresa.

 

3º Dívidas

 

Algo de extrema relevância é que suas dívidas não ultrapassem suas receitas. Aprendendo a fazer sua gestão financeira é necessário que faça uma análise detalhada dos seus dados antes de qualquer aplicação.

 

4º Redução de custos

 

Diminua os custos improdutivos, ou seja, gastos que não revertem em lucro para a empresa. Desperdícios podem ser posicionados como custos improdutivos, gerando despesas desnecessárias para seu empreendimento.

Como identificar? Deve ser feita uma análise detalhada para ver todas as despesas para verificar os excessos. Assim você consegue analisar se podem ser excluídos, ou, pelo menos, ter uma redução.

Como diminuir estes custos? Conheça sua empresa e a estrutura da mesma.

Uma ótima opção atualmente é o Home Office. O colaborador trabalha de casa, sentindo-se mais motivado para bater as metas e conversa com a organização por meio de plataformas online. Além disso, o impacto maior será sentido ao final do mês, com a economia da energia, materiais de escritório e outros itens que se tornam dispensáveis.

 

5º Organização dos documentos

 

Os documentos devem ser armazenados de maneira organizada e segura. Isso facilita na economia do tempo na busca pelas informações necessárias, deste modo você encontra os dados rapidamente.

 

6º Prioridades

 

A área financeira demanda muitas tarefas, por isso, defina suas prioridades e classifique-a, assim, seu dia a dia ficará mais produtivo. Hoje em dia existem ferramentas que podem auxiliar na classificação das prioridades diárias, por exemplo, Trello.

 

 

 

7º Aprenda com seus erros

 

É importante ter a consciência que você cometerá erros. É essencial não ficar desmotivado e você deve buscar soluções para resolver os problemas. Errar é humano, o mais importante é aprender com eles e solucioná-los. Encare os equívocos com naturalidade e como aprendizado. Entenda que passando por esse tipo de situação você está adquirindo experiência para lidar com isso.

 

8º Automatização dos processos

 

Qual é sua função? Alinhar e padronizar os processos. Vai das atividades operacionais e do dia a dia de contas a pagar e receber, até a pesquisa de relatórios gerenciais.

 

Benefícios da automatização

 

- Padroniza os processos;

- Organização das tarefas e atividades do setor;

- Redução das etapas do processo;

- Redução do tempo de realização;

- Saber o tempo de duração do processo;

- Elimina responsáveis que não precisam participar.

 

 

 

Atenciosamente, Equipe AprendaDrop

Créditos Felipe

Editado por r_jobs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.