Entre para seguir isso  
Apolo Santos

Descubra as 4 métricas que você precisa saber sobre E-mail Marketing

Posts Recomendados

Artigo.png

Descubra as 4 MÉTRICAS que VOCÊ PRECISA SABER
sobre E-MAIL MARKETING

Apolo Santos (@apolosantos)

Hoje vou estar mostrando pra você as 4 métricas que é uma obrigação saber para todas pessoas que mexem com Marketing. Ainda mais se você for um copywriter! São elas: taxa de entrega, taxa de abertura, taxa de cliques e taxa de cliques por abertura.

Serei breve e direto quanto ás informações. Qualquer dúvida ou complemento para o conteúdo, postem nos comentários que vamos adaptando aqui a postagem, combinado? Então bora.

Métrica #1 - Taxa de Entrega

Essa métrica é consiste, basicamente, na porcentagem de pessoas que efetivamente receberam o nosso e-mail. Ou seja, se escolhemos 100 pessoas para receber a mensagem, mas apenas 90 receberam, temos que a nossa taxa de entrega é 90%.

A causa que essas pessoas não receberam são diversas, podendo ir desde um e-mail informado incorreto (ex: fulano@gemail.com), quanto o servidor estar fora do ar ou a caixa de entrada lotada. Essa métrica é importante para que você tire essas pessoas da sua base de leads e trabalhe apenas com quem realmente está apta a receber suas mensagens.

Para se ter como base, uma taxa de entrega considerada ideal é por volta de 98%. Portanto, busque otimizar isso o máximo que você puder.

Métrica #2 - Taxa de Abertura

Vamos lá. A taxa de abertura é a razão das pessoas que realmente abriram o seu e-mail para o total de pessoas que o receberam. Ilustrando, temos: se 100 pessoas receberam o seu e-mail, mas somente 30 abriram, a sua taxa de abertura é de 30%.

Mas por que isso é importante? Se as pessoas não abriram o seu e-mail, alguma coisa tem. Isso é um fato. Então, não perca tempo e comece a fazer alterações buscando aumentar essa taxa, como: 

• Alteração no seu assunto: busque uma headline matadora e que dê para o seu lead o que ele realmente quer;
  • Alteração no pré-cabeçalho: muita gente mal explora isso, logo, se você usar você já estará em vantagem;
  • Uso de emoji: teste, às vezes o seu público responde melhor caso tenha um emoji no assunto ou no pré-cabeçalho;
  • Uso de variáveis: explore itens como o nome da pessoa, o produto, alguma variável mais específica;
  • Entre outros.

Eu te afirmo que, para ter bons resultados no E-mail Marketing, você deve otimizar a sua Taxa de Abertura o quanto antes. Uma taxa considerada "boa" é por volta de 32%, mas com certeza dá pra melhorar e atingir algo em torno de 40%. Isso porém depende bastante do qual será o objetivo do seu e-mail.

Métrica #3 - Taxa de Cliques

Como o próprio nome já diz, ela é a razão entre o número de cliques pelo total de e-mails que foram entregues. É uma métrica importante, apesar de, ao meu ver, estar abaixo da métrica que vou contar para você no item #4.

Essa métrica é bem relevante, e deve ser olhada sim. Mesmo que seja um pouco abstrata, já que o espaço amostral é muito amplo, é uma das métricas mais usada no meio do E-mail Marketing.

Métrica #4 - Taxa de Cliques por Abertura (CTOR)

Essa métrica, conhecida como CTOR, é sem dúvida uma das mais relevantes. Ela consiste no número de cliques dividido pelos e-mail que realmente foram abertos. Ou seja, imagine o seguinte cenário: você mandou 100 e-mail, apenas 30 foram abertos e você obteve 5 cliques. Logo, temos que o seu CTOR é 5/30 ou 16,66%.

Seja fiel nessa métrica e faça testes A/B com diferentes CTAs (call to action ou chamada para ação). Para quem não sabe o que é isso, são os botões do seu e-mail, por exemplo: se você usou o texto "clique aqui" no seu botão, mude para testar. Tente colocar algum benefício, como: "Eu quero essa promoção" e envie para ver os resultados. Seguem alguns pontos para se considerar:

• Trabalhe o CTA, como eu disse acima;
  • Busque deixar o seu texto o mais persuasivo possível, com vários gatilhos mentais;
  • Mostre para seu lead aonde ele deve clicar, guie-o durante o e-mail;
  • Teste colocar o botão na primeira dobra (primeira parte do e-mail);
  • Entregue conteúdo de relevância para o seu lead para que ele queira clicar no botão (esse é o MAIS IMPORTANTE)!

Esses testes vão te fazer aumentar com certeza a sua quantidade de cliques e sua taxa de conversão. Duvida? Teste e me conte, eu falo isso por experiência própria e porque eu trabalho com e-mail marketing diariamente. Tudo que falei aqui, foi testado e valido por mim previamente.

Esperando que esse conteúdo tenha sido útil para vocês. Gostaram? Me conta aqui nos comentários!

Apolo Santos

Co-Fundador do AprendaDrop

Instagram: @apolosantos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente conteúdo, realmente métricas são muito importantes em qualquer tipo de mkt digital, se você não presta atenção nelas sua operação pode estar passando apuros e você nem estar sabendo. 

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, vandevmr disse:

Excelente conteúdo, realmente métricas são muito importantes em qualquer tipo de mkt digital, se você não presta atenção nelas sua operação pode estar passando apuros e você nem estar sabendo. 

Concordo plenamente contigo! Muita gente não dá o devido valor pras métricas, mas esquecem que elas são exatamente o que devemos usar para otimizar nossas campanhas.

Números e métricas são tudo pra gente!

Apolo Santos

Co-Fundador do AprendaDrop

Instagram: @apolosantos

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso