Entre para seguir isso  
Apolo Santos

Cérebro Reptiliano: os 7 INSTINTOS que vão te fazer multiplicar as vendas.

Posts Recomendados

Artigo.png

Apolo Santos

Salve pessoal, como vocês tão?

Hoje vamos conversar um pouco aqui neste tópico sobre como podemos aplicar o instinto humano no Marketing.  Basicamente, iremos transformar os impulsos mais primitivos, que todo ser humano tem de forma interna, em uma força gigantesca de consumo.

A teoria do Cérebro Trino

Eu não estou aqui pra entrar nesse mérito da medicina e explorar, como um cientista, a neurociência. Vou ser direto e explicar brevemente o que é essa teoria. Sempre focando na parte que iremos usar para aumentar nossas conversões, afinal, esse é o nosso objetivo final.

Na década de 1970, o renomeado neurocientista Paul MacLean desenvolveu a teoria do Cérebro Trino. Para ele, nós, humanos, temos o cérebro divido em 3 unidades com funcionalidades diferentes, sendo que cada uma delas representaria um extrato evolutivo do Sistema Nervoso dos Vertebrados. Uai, mas como assim? Não tem mistério. O nosso cérebro teria uma região mais voltada para decisões racionais e lógicas, uma para agir emocionalmente e, por fim, a reptiliana que seria responsável pelas ações instintivas.

cerebrotrino.jpg

A parte cerebral que remete aos mamíferos e o neocórtex são assuntos para os próximos capítulos. Vou adentrar aqui no tão falado e usado no marketing contemporâneo: o cérebro reptiliano.

Por que explorar os instintos funciona tão bem?

Big Cat Thinking GIF by Barstool Sports

Essa é a primeira pergunta que você deve fazer para si mesmo. "Tão tá, eu entendi que é importante explorar os instintos do humano nas minhas copys, mas pra que? Qual a força que isso realmente tem?".

Então vou te ilustrar de uma forma mais lúdica, pra ficar mais fácil de visualizar. Se a gente abrir a televisão agora, ir pro National Geographic e assistir qualquer programa animal, como a "Natureza Selvagem", a gente percebe que todos os animais são movidos por duas razões existenciais: comer e reproduzir. Se eles conseguem isso e sobreviver, estão satisfeitos.

Então, por que o ser humano seria tão diferente? A resposta está aí, ele não é. A diferença da gente pra eles é simples: nós conseguimos controlar muito mais os nossos instintos que eles, afinal, somos seres racionais por definição: homo sapiens sapiens (a gente sabe que sabe). É exatamente aí que mora essa força GIGANTESCA que é a neurociência aplicada no Marketing. Sabendo que todos nós temos os instintos dormindo dentro da gente, você já imaginou a força que eles podem ter quando forem despertados?

Todos nós queremos acordar, sair de casa, ir trabalhar e saber que, quando a gente voltar, a nossa casa vai estar lá intacta e com comida na geladeira. Mas por que isso conforta tanto? Pois remete ao nosso instinto. Remete à segurança, ao estado de controle, à liberdade. Outro exemplo: por que a gente quer ser o melhor do nosso ciclo social? Mais uma vez, volte à natureza. A gente quer isso pois na natureza funciona da seguinte forma: o melhor e mais forte se sobressai na comunidade e consegue um melhor sucesso reprodutivo, além de respeito. Tudo tem uma explicação.

Quais são os gatilhos do Cérebro Reptiliano?

O-que-são-Gatilhos-mentais-1.jpg

Eu vou estar listar aqui pra vocês os 7 principais gatilhos que podemos explorar para ativar, de forma intensa e provocativa, o lao instintivo do cérebro humano. Ah, e vale a pena reforçar, eles não precisam estar de forma explicita e na cara do seu consumidor. Se eles estiverem velados e diluídos em seu texto ou imagem, você verá o resultado nos números de sua conversão!

1. Poder: Nós queremos ser o "rei da tribo", como se diz no mundo animal. Entre mandar e ser mandado, queremos mandar.

2. Segurança: Nós queremos acordar, sair e saber que tudo vai estar em ordem.

3. Controle: Nós não queremos depender de uma situação, mas estar por cima dela.

4. Aceitação social: Nós sonhamos em ser visto como o melhor, como uma referência na sociedade.

5. Liberdade: Nós queremos ser livre para tomadas de decisões e para locomover, jamais ser privado disso.

6. Prazer: Nós amamos o prazer, desejamos ele, o que pode ser observado na Libido explicada por Freud.

7. Descoberta: Nós desejamos saber coisas inéditas, segredos. Isso nos faz ser especial, único.

Agora que você já teve uma ideia melhor e como funciona o cérebro reptiliano nosso, que tal aplicar? De nada adianta saber a teoria, se você não colocá-la na prática para buscar ser sempre o mais persuasivo possível.

Aplique e me fale os resultados, pode ser? Caso tenha alguma dúvida, comenta aqui pra gente ir conversando sobre.

Gusttavo Lima GIF by CentralDeFãsGusttavoLima

Até o próximo conteúdo!

Apolo Santos

Co-Fundador do AprendaDrop

Instagram: @apolosantos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente artigo! Vc é sinistro.
Todo dia vc me surpreende com suas palavras e conhecimentos compartilhados.
Graças a vc tenho uma visão diferente do mundo.
Continue assim que vc vai longe! TE AMO.

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Dêre disse:

Excelente artigo! Vc é sinistro.
Todo dia vc me surpreende com suas palavras e conhecimentos compartilhados.
Graças a vc tenho uma visão diferente do mundo.
Continue assim que vc vai longe! TE AMO.

Valeu irmão, tamo junto dêre. Só vamo irmão 

:foguete:

43 minutos atrás, Cleber Lucas disse:

MANDA MUITO CARA!

Li e vou ler de novo, conteúdo valioso demais mano 🔥 Valeu.

Boaaa mito, boraa! Fico feliz que tenha ajudado. Vamo que vamo! 

200.gif

Apolo Santos

Co-Fundador do AprendaDrop

Instagram: @apolosantos

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso