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Gabriel Moreira

O que é Copywriting?

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O QUE É COPY? 

 

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Copy, abreviação de Copywriting, é uma espécie de conversa entre você e um terceiro, que pode estar te lendo, ouvindo ou assistindo. O objetivo principal da Copy é persuadir, ou seja, fazer com que a pessoa tome a atitude que você espera que ela tome. Ela pode ser utilizada com foco em vendas, negócios e até mesmo relacionamentos pessoais, entre inúmeros outros momentos do dia a dia, afinal, estamos em constante contato com outras pessoas no nosso dia a dia e o melhor, nem há necessidade de estar presente fisicamente para que seja realizada. Você pode estar se perguntando como isso pode influenciar tanto a mente de uma pessoa a ponto de fazer com que ela mude uma decisão ou tome outro rumo (o desejado por você), eu também pensei o mesmo no início, até entender melhor sobre os desejos conscientes e inconscientes de cada um.

 

O desejo consciente é aquele que pessoa quer, sabe que quer e não só diz a si mesma que quer, mas também externaliza que quer. Completamente oposto dos desejos inconscientes, que são aqueles nos quais as pessoas às vezes nem assumem nem pras elas próprias. E porque é importante abordar os dois lados dos desejos? Porque as pessoas não tomam as decisões com a mente consciente, elas justificam suas decisões com elas. Elas agem com o emocional e justificam com o racional. Ainda não entendeu? Segue um exemplo:

 

 

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Precisando de um carro novo, o homem vai para uma agência em busca de um modelo que tenha um bom custo benefício, que atenda suas necessidades básicas por um preço não muito alto. Chegando à agência, o vendedor lhe mostra uma BMW que, após muita conversa (recheada de argumentos lógicos de Copy), o homem acaba levando a BMW. Chegando em casa, sua esposa, espantada com o preço gasto por ele, pede explicação sobre o porquê da compra de um carro tão caro para realizar necessidades básicas, como ir para o trabalho, levar os filhos na escola e passear. O homem tece elogios ao carro, quanto à sua segurança extrema, que nunca o deixaria na mão, a pouca necessidade de manutenção... Mas, na verdade, todos sabemos o porquê da escolha do carro. O homem pensou em como poderia impressionar quem estava ao seu redor, chegar ao trabalho dirigindo um excelente carro, impressionar tantos os amigos dos filhos quanto os pais ao leva-los à escola num carro como esse, chamar a atenção. Entendeu como funciona? Ele justificou sua compra com seu lado racional, falando todos os benefícios do carro, enquanto seu real motivo não foi esse, sendo totalmente impulsivo e emocional em sua compra.

 

Esse é o segredo por trás de toda Copy de sucesso, conseguir conversar tanto com o lado emocional quanto com o lado racional da pessoa que você deseja converter. E, para isso, é necessário conhecê-la a fundo, o que ela quer conseguir, o que ela quer evitar, quais são seus maiores medos e frustrações. 

 

E aí, interessou? Achou que pode te ajudar a melhorar em alguma área da sua vida? Comenta aí embaixo! Estamos aqui para te ajudar. 

 

Atenciosamente, Equipe AprendaDrop

Créditos ao Gabriel Moreira

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