r_jobs

Inbound e Outbound Marketing: O que é e como aplicar ao seu negócio!

Posts Recomendados

 

jc0rExmDlsK6nvztImQQjyAGGzdEc0-hAiCKtJJ2blO8y7ued2eY7rjR0w-JEKj5ibR8frnVi5nOBlgBE-tHw4B-p0pcbYA3m-m-3trmohsQz3dSTIlF1LE49Q3mCzv8skZjC0_D

Inbound e Outbound

Inbound e Outbound são as duas formas diferentes que você pode trabalhar as estratégias de marketing da sua empresa.

O Inbound Marketing busca despertar o interesse do cliente através de  conteúdo relevante para que ele chegue até o seu produto.

O Outbound Marketing é o marketing mais tradicional que busca chegar até o seu cliente  através do uso de propagandas físicas e digitais.

Inbound Marketing é um conceito que está sendo cada vez mais falado no mercado brasileiro. Muitas empresas já vêm implementando a metodologia e com isso surgem muitas dúvidas na cabeça dos empresários a respeito desse novo tipo de marketing.

A principal delas é: “será que vale a pena trocar a estratégia do meu negócio para o Inbound?”

Para responder essa pergunta,  antes de tudo é preciso entender o que é o Inbound Marketing de fato, além de conhecer suas particularidades e diferenças em relação ao marketing tradicional. Dessa forma ficará mais fácil decidir qual faz mais sentido para seu negócio.

O que é Inbound Marketing?

jStMnxujW12jfgE7aC2Ts3Dd6kTf6CrTdeA7-YGFUU1PjhUC7YVoND7cF3eussXFYXHRjH8X8uETHPCS_X8-DT3CyLZfb128P2oyOZyqAcZSERs9Sgb1LvDT7yzYf3e4AM1qhFQJ

 

O principal objetivo do Inbound Marketing é atrair e fidelizar clientes. A ideia principal não é ir atrás do cliente, e sim despertar o interesse dele para que ele venha até você e se interesse pelo que você oferece.

Essa atração é conquistada através da criação conteúdos de qualidade e que gerem valor para o seu público. Sendo a produção de conteúdo o principal combustível para o Inbound.

Como a ideia principal é atrair um público qualificado (e/ou qualificar ele) e despertar um interesse genuíno nos seus produtos ou serviços, é preciso ter muito claro quem é esse público. Ou seja, é muito importante ter bem definida a persona do seu cliente entendendo claramente seus interesses, dúvidas, dores e sonhos e então oferecer materiais/conteúdos que o ajudem gerando assim um alto valor e criando um relacionamento com o seu cliente. 

Faça-o enxergar uma oportunidade ainda não vista, onde a solução seja exatamente o seu serviço/produto.

O Inbound é muito usado dentro de um Funil de Vendas tanto para atrair quanto para qualificar seu público levando-os assim para se tornarem clientes.

Saiba mais sobre Funil de Vendas lendo o artigo - “O que é um Funil de Vendas?

Usando conteúdos atrativos você aumenta o tráfego do seu site. Porém nessa fase eles ainda são apenas visitantes e você não tem um contato ou mesmo sabe quem é essa pessoa. Mais do que criar conteúdos relevantes, é preciso ter uma estratégia com pontos de conversão, ou seja, formulários ou Landing Pages que transformem seus visitantes em contatos, que em Inbound chamamos de Leads.

Com os Leads, já é possível criar um canal de relacionamento através de Email Marketing, por exemplo, em que é possível nutrir esse Lead com informações relevantes que gerem ou aumentem sua intenção de compra dele.

Outro ponto a se destacar no Inbound Marketing é o seu custo. Você vai conseguir investir menos e mesmo assim ter um bom retorno. Com o tempo, otimizando seu conteúdo em termos de SEO, melhorando seu rankeamento, consequentemente, será menor a necessidade de investimento em mídias pagas.

Saiba mais sobre SEO lendo o artigo - “O que é SEO?

Inbound Marketing na prática

O Inbound pode ser aplicado em diversos negócios de vários segmentos.

Uma academia local, por exemplo, pode se beneficiar do Inbound para a atração e retenção de alunos.

Primeiro, é preciso ter um site com SEO otimizado e focado na experiência do usuário. Você pode criar um blog, ele servirá como mais um canal de atração e de referência. Aí começa a criação de conteúdo, aproveite temáticas diversas, de interesse da sua persona, saúde, bem estar, consequências de não se praticar atividades físicas e etc.

Lembre das etapas do funil e da

CONTEÚDO OCULTO! Para ter acesso é necessário se registar na comunidade AprendaDrop!
que esse cliente percorre. Ou seja, os visitantes do seu site podem estar no topo do funil e ainda não compraram a ideia da academia ou já estarem no fundo, pesquisando em qual academia se matricular.

É válida a produção de conteúdo que supra todas essas etapas que um consumidor passa até realmente virar seu cliente, desde despertar o interesse no tema de fitness e bem-estar até, por exemplo, um programa de desconto no plano semestral.

Depois de atraídos e capturados os Leads, é necessário também pensar na nutrição e relacionamento, não só com os novos contatos mas também com quem já é cliente da academia.

Aqui você pode pensar em criar campanhas de Email Marketing, como newsletters, emails que mostrem a frequência do aluno, programas de indicação, ofertas, dentre outros.

O que é Outbound Marketing?

luPtNEi_Tp7IHg7mXTspBvNMFysfzOCBmrmXRbhw5J3G_Zk-W-NrTQnAGFEEXYFjWnui7a6GA4rHf3Q9q5Psd0vEdpCHvKgBRFNrHlzltZ0oQfcQzbIiW0BjqjUSXyNwNE_Vordl

O Outbound Marketing (ou o marketing tradicional), tem como principal objetivo trazer clientes oferecendo serviços ou produtos. A ideia é ir atrás de cliente ativamente e não necessariamente gerar o interesse genuinamente nesse possível cliente.

Esse tipo de marketing cresceu muito nessa última década nos meios tradicionais de publicidade como o uso de propagandas no rádio, TV, jornais, revista, cartazes, patrocínio de eventos e etc.

Além desses meios, podemos encontrar o Outbound no meio digital através dos anúncios. Provavelmente você já foi interrompido por uma propaganda enquanto assistia a um vídeo na internet, navegava nas redes sociais ou escutava aquela.

O investimento no Outbound difere bastante do Inbound pois as mídias são bem mais caras. No Outbound se você precisar cortar o investimento de uma hora para outra, você “some” da mídia.  Isso é algo que não aconteceria no Inbound, já que seus conteúdos continuam na internet e podem ser acessados a qualquer momento.

Outbound na prática

Essa metodologia pode ser adotada por diversos segmentos. Voltemos à usar o exemplo da academia. Ela também pode se beneficiar do Outbound Marketing.

Ações que podem funcionar para atração de novos clientes, por exemplo, seria fazer folhetos de promoções e distribuir nos comércios mais próximos, um spot na rádio da região e, até mesmo, uma ação de panfletagem na porta do estabelecimento.

Pensando também no digital, a academia poderia rodar anúncios para um público específico e direcionado para a região onde a academia se encontra, oferecendo uma aula experimental por exemplo.

Usando essas ações mais tradicionais não necessariamente a academia vai atingir quem está interessado, mas no meio dessas pessoas expostas a esses tipos de ações podem ter aquelas que se sentirão atraídas pela oferta e se tornarão clientes.

Diferenças entre Inbound e Outbound

1) Comunicação indireta ou direta?

A principal diferença entre as duas metodologias de marketing é a maneira como o consumidor é impactado pela mensagem. O Outbound trabalha muito com a comunicação direta o Outbound fala diretamente com o consumidor, gerando um contato amplo e em massa que permite que um grande público seja atingido.

Já o Inbound oferece um contato mais indireto. Ele trabalha com a ideia de estar preparado para quando o consumidor procurar por você, principalmente na internet, com o uso de conteúdo atrativo. Hoje, 93% dos processos de compra começam com uma busca na internet. 

2) Mensuração de resultados

Esta característica está muito mais ligada à comunicação na internet do que com o Inbound Marketing.

No entanto, um está intrinsecamente ligado ao outro, pois a maioria das ferramentas de Inbound são digitais.

A internet ofereceu, pela primeira vez na história da comunicação, a mensuração em tempo real de resultados. Você coloca uma campanha digital no ar e pode acompanhar cliques, taxas de conversão e engajamento social na mesma hora.

Com campanhas de Outbound na televisão, por exemplo, essa mensuração demorava muito mais tempo, dependia de pesquisas longas e caras e nem sempre oferecia uma precisão de dados.

No Inbound você pode, inclusive, saber exatamente quanto custou cada novo cliente. Basta você coletar as informações de conversão e mensurar de acordo com seu investimento. Tudo isso em períodos de dias e até horas. Outro benefício é a possibilidade de rever a estratégia caso ela esteja gerando poucos resultados positivos. No Inbound você pode mudar imediatamente uma frase ou anúncio, minimizando os riscos de investimento.

Mas é aí que o Outbound entra novamente: essa precisão de resultados pode ser benéfica, mas pode demorar muito tempo até que você comece a ver resultados positivos. Já no Outbound tradicional, se seu produto for bem feito, rapidamente você conseguirá resultados e terá lucro com ele, mesmo que os dados sejam mais complicados de serem mensurados.

3) Custo

Afirmar que o Inbound Marketing é uma estratégia mais barata do que a estratégia de Outbound é coisa para Padwan. Na verdade, o Inbound oferece um ROI (retorno sobre investimento) melhor, afinal, você pode investir exatamente a mesma quantidade de dinheiro de um comercial de televisão no horário nobre da Rede Globo (em torno de 300 mil) em uma campanha digital. A diferença aqui acontece justamente nos resultados e na mensuração deles.

No Inbound você sabe exatamente onde cada centavo destes 300 mil de investimentos foram parar e quanto eles converteram em vendas.

Quadro comparativo final Inbound X Outbound

Com tudo que já falamos fica fácil comparar as 2 estratégias.

Inbound

Conteúdo voltado de valor voltado para atração e qualificação do seu público.

Comunicação mais indireta.

Modelo de comunicação em via dupla: diálogo e interação.

Custo relativamente mais baixo.

Engaja pois oferece um conteúdo mais envolvente e relevante para o público.

É possível acompanhar resultados em tempo real e modificar a estratégia imediatamente, se necessário.

Outbound

Comunicação mais direta.

Modelo de comunicação em massa.

Variação do ROI mais rápida.

Atinge resultados mais rapidamente.

Como mesclar Inbound com Outbound?

Não necessariamente você deve escolher uma só, é muito normal adotar as duas metodologias em uma empresa sendo que uma não anula a outra e elas podem até se impulsionar se você tiver uma boa estratégia. Como, por exemplo, investir em tráfego pago para as levar seus prospects até as devidas etapas do seu funil de Inbound.

Portanto, sim, é muito possível mesclar as duas em suas estratégias.

Se deve levar em consideração o retorno sobre o investimento (ROI) e como você vai conseguir comprovar isso. Esse retorno é que vai te dizer em quais canais vale mais a pena investir seu dinheiro e tempo.

Saiba o que é ROI lendo o artigo - “O que é ROI?

Outbound + Inbound Marketing na prática

Loja física + loja online

Algumas lojas físicas também possuem versões de e-commerce, e aí fica a dúvida: como mesclar, nesse caso, o off e o digital?

Aqui algumas ações que funcionam muito bem são, por exemplo, ter nos computadores da loja páginas de captura específicas para cadastro de clientes. Dessa forma você vai saber quem veio do off e pode trabalhar com essa lista de emails oferecendo ofertas/descontos exclusivos para que esses clientes comprem também na loja online.

Eventos

Os eventos também são um ótimo exemplo da mistura offline + online. 

Em eventos, é muito comum o cadastro de participantes se você estiver promovendo ou patrocinando, e também a  troca de contatos como maneira de networking.

Nessas horas, ao invés de anotá-los, por exemplo, em uma planilha ou bloco de notas, use também uma página de captura em seu tablet ou notebook.

Dessa forma, você vai saber exatamente quais Leads foram gerados nesse evento e poderá se relacionar de forma diferente dos demais, criando fluxos de automação pós-evento, por exemplo.

Conclusão

A lição que temos aqui é que os dois meios de fazer marketing possuem suas vantagens e desvantagens. O essencial é saber como integrar o Outbound e o Inbound em sua empresa.

 

XOOyobPCt33RgilNmCt0PqPeUVQGrta9uG612G4oBljqBM1k3s4_3OQOYf8ZSR--jdqsNT-5fN3ngKMzDbcJEHc-5sWNOtNOTJNiGCJExS1e61INVMEhLzyWJIwRWaSHfxfkSiNh

 

Não deixe de comentar o que você achou desse conteúdo e se ele te ajudou de alguma forma.

Vamos juntos fazer da Aprenda Drop o maior fórum sobre Dropshipping do mundo!

 

Citações e Referências

1 - 

CONTEÚDO OCULTO! Para ter acesso é necessário se registar na comunidade AprendaDrop!

 

Atenciosamente, Equipe AprendaDrop

Créditos Robson Job

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
CONTEÚDO OCULTO! Para ter acesso é necessário se registar na comunidade AprendaDrop!

 

Muito bem observado @Fernando Felipetto! Link adicionado! Obrigado pelo feedback!


Apolo Santos

Co-Fundador do AprendaDrop

Instagram: @apolosantos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.